Central de Processos Eletrônicos impulsionará celeridade processual no TJ-PI

25/09/2022 13h18


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCentral de Processos Eletrônicos impulsionará celeridade processual no TJ-PI(Imagem:Divulgação)Central de Processos Eletrônicos impulsionará celeridade processual no TJ-PI

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realizou na sexta-feira (23/09) a solenidade de instalação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau, com o objetivo de padronizar e parametrizar os atos judiciais nas secretarias de 2ª instância. Foi instalado também o II Núcleo de Justiça 4.0, responsável pelo julgamento das demandas de jurisdição voluntária da classe Alvará Judicial.

“A Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau representará um grande avanço na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça do Piauí. É uma reengenharia do sistema para a melhora da tramitação dos processos. O 2º Grau de jurisdição avançou muito em produtividade e vamos continuar avançado. É o aprimoramento administrativo de processos de trabalho que, além de possibilitar a redução do tempo de tramitação dos processos, diminui a taxa de congestionamento dos atos, a fim de atingir a baixa processual. Já está pronto o projeto para a instalação da Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau, para impulsionarmos também os processos na 1ª instância”, ressaltou o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

O desembargador José Olímpio Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do TJPI-OpalaLab, destacou o benefício social da instalação da Central de Processos Eletrônicos do 2º Grau: “A CPE do 2º Grau vai padronizar e parametrizar os atos judiciais nas secretarias e gabinetes do 2º grau de jurisdição. Noutras palavras, vai melhorar e dar mais celeridade ao fluxo de trabalho. Será um grande benefício social, porque o que o cidadão deseja é que seu processo seja resolvido de forma rápida e é essa celeridade e eficiência que a Central de Processos Eletrônicos trará”, comentou.

II Núcleo de Justiça 4.0

O Tribunal de Justiça do Piauí também instalou na sexta-feira (23/09) o II Núcleo de Justiça 4.0, um serviço totalmente digital, especializado no julgamento das demandas de jurisdição voluntária da classe Alvará Judicial, com abrangência sobre a jurisdição territorial de todo o Poder Judiciário do Estado do Piauí.

Ao iniciar a ação judicial, o advogado ou a parte podem optar pela tramitação no Núcleo de Justiça 4.0. O grande benefício do Núcleo de Justiça 4.0 é a tramitação de processos em meio totalmente eletrônico, que promove o aumento da celeridade e da eficiência da prestação jurisdicional e promove o aprimoramento do acesso à Justiça

“O cidadão pode, de qualquer lugar onde esteja, ingressar com uma ação e solicitar sua tramitação pelo Núcleo de Justiça 4.0. Todas as ações em tramitação no Núcleo são regidas em conformidade com o Juízo 100% Digital, disciplinado na Resolução CNJ nº 345/2020. Ou seja, os atos processuais ocorrem sempre eletronicamente. O atendimento das partes e dos(as) advogados(as) será realizado por meio do Balcão Virtual, sem prejuízo da sua realização também por outros meios eletrônicos, como e-mail, telefone, aplicativo de mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e/ou de voz”, explicou o desembargador Olímpio José Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do TJPI-OpalaLab.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: justi?a, eletr?nicos, n?cleo