Ceir capacita profissionais que atuam com crianças e adolescentes com autismo
26/08/2017 08h13Fonte Cidadeverde.com
O curso de Atendimento de Crianças e Adolescentes com Transtorno de Espectro Autista, realizado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), foi encerrado na sexta-feira (25). Com duração de quatro dias, o evento com ênfase na Análise do Comportamento Aplicado (ABA) realizou a capacitação de acadêmicos e profissionais da saúde, educação, assistência social e áreas afins, além de familiares de pacientes com autismo.A coordenadora do curso e gerente de Reabilitação Intelectual do Ceir, Maria Andreia da Nobrega Matos, comemora o sucesso do evento e a qualidade dos assuntos discutidos. “Estamos encerrando esse curso com sucesso por termos atingido todos os nossos objetivos, que era construir uma maior aproximação dos estudantes e profissionais que não são do Ceir à nossa realidade. Recebemos um feedback bastante positivo, com elogios ao conteúdo e aos palestrantes. Também fomos surpreendidos pela grande participação de pessoas de vários municípios do Piauí”, diz.
Imagem: DivulgaçãoCentro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Ao todo, foram ministradas 21 aulas que abordaram questões voltadas para o direito do paciente, diagnóstico, tratamento e perspectivas, reabilitação, linguagem e comunicação, nutrição, habilidades socioemocionais e comportamentais, além de uma visão mais ampliada sobre o cotidiano dos autistas e as mais diversas formas de se relacionar com o mundo.
“Esse curso irá contribuir para suprir uma falha minha em relação a como lidar com o autismo. Com o conteúdo que recebi, terei condições de seguir um roteiro dos métodos e técnicas que já são usadas por profissionais do Ceir. É uma qualificação que irá me nortear na profissão e na forma como presto atendimento”, diz a psicóloga Laila Soares Teles, participante que veio de Parnaíba.
O conteúdo do curso foi ministrado profissionais do Ceir, entre eles, médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, musicoterapeutas e nutricionistas.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook