Cavalaria da PM garante segurança pública e inclusão social no Piauí

14/09/2025 13h12


Fonte Governo do Piauí

O Regimento de Polícia Montada “Heróis do Jenipapo” (RPMont/PM-PI) desempenha um papel estratégico na segurança pública do Estado. Atualmente, com efetivo de 64 policiais militares e 62 cavalos, o Regimento atua em Teresina e em demais municípios, entre os quais estão os esquadrões nos municípios de Floriano e Parnaíba.

O comandante do RPMont, tenente-Coronel Valdeney Pacheco, enfatiza que o policiamento montado é essencial em áreas de difícil acesso, onde viaturas e motos não conseguem adentrar com facilidade, bem como no policiamento ostensivo montado em estádios de futebol, greves e rebeliões em presídios.
Imagem: Francisco LealComandante do RPMont, tenente-coronel Valdeney Pacheco.(Imagem:Francisco Leal)Comandante do RPMont, tenente-coronel Valdeney Pacheco.

“Diariamente nós lançamos, em média, de seis a nove cavalos em toda Teresina, entre as quais áreas comerciais e de lazer (caminhadas). Para o lançamento do policiamento montado utilizamos estatísticas de crimes, objetivando direcionar o policiamento e amenizar a criminalidade no estado do Piauí”, afirma o comandante.
Imagem: Francisco LealCavalaria da PM garante segurança pública e inclusão social.(Imagem:Francisco Leal)Cavalaria da PM garante segurança pública e inclusão social.

Além de garantir a segurança, o Regimento também tem se destacado no hipismo, representando a Polícia Militar do Piauí em competições nacionais.

“O Regimento de Cavalaria, além do policiamento ostensivo montado, também possui uma equipe de hipismo formada por policiais militares. Na próxima semana, de 18 a 20, estaremos em Alagoas para participar da competição de hipismo daquele Estado, onde estaremos competindo com quatro cavalos e seis policiais (cavaleiros)”, detalha o coronel, acrescentando ainda que o Regimento esteve recentemente em Recife, Sergipe, São Luís e Natal representando a PM-PI em competições de hipismo.
Imagem: Francisco LealCavalaria da PM garante segurança pública e inclusão social no Piauí.(Imagem:Francisco Leal)Cavalaria da PM garante segurança pública e inclusão social no Piauí.

Trabalho que também transforma vidas

O trabalho do Regimento de Cavalaria não se limita ao policiamento montado e ao hipismo. Desde 2002, o RPMont desenvolve, em Teresina, atividades de equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo em benefício de pessoas com deficiência, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico e social.

A iniciativa nasceu por intermédio do tenente Valdeney Pacheco, atual comandante do Regimento, que, após realizar um curso no Exército Brasileiro, implantou o centro de equoterapia da Polícia Militar do Piauí e passou a contar com a parceria da então Coordenadoria, que atualmente é a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O projeto cresceu e, além da capital, desde 2025 a cidade de Parnaíba também recebe o Programa de Equoterapia, ampliando o atendimento.

Segundo o tenente-coronel Valdeney, o impacto é visível na vida dos beneficiados.
“Através do movimento do cavalo, que funciona como uma andadura tridimensional, conseguimos melhorar o condicionamento físico e emocional dessas pessoas”, pontua.
Imagem: Francisco LealEquoterapia em Teresina.(Imagem:Francisco Leal)Equoterapia em Teresina.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook