Caso suspeito de varíola dos macacos é registrado em Picos, Sul do Piauí

24/08/2022 08h41


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV AnhangueraErupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos.(Imagem:Reprodução/TV Anhanguera)Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, no Sul do Piauí, investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox. Uma mulher de 26 anos, que esteve em Brasília e no Rio de Janeiro, procurou o Hospital Regional Justino Luz apresentando vômito, mal-estar, dor no corpo e lesões nas pernas, abdômen e braços.

A secretária de saúde do município, Tatiane Gil, informou que não se sabe há quantos dias a paciente já estaria apresentando sintomas. Uma amostra foi coletada e o material foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) nesta segunda-feira (22).

“No sábado (20), quando ela foi ao hospital, entraram em contato com o setor epidemiológico do município. A equipe fez a coleta, congelou para enviar na segunda para o Lacen em Teresina”,
explicou.

Após recebimento pelo Lacen, a amostra será enviada para análise no laboratório de referência do Ministério da Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a secretária, o prazo para o resultado do exame é de 20 dias.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (23), o coordenador de vigilância epidemiológica do município, Robsoncley Viana, informou que as pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo acompanhadas. A paciente está com sintomas leves e em isolamento domiciliar.

“As pessoas que vieram no voo estão em isolamento e em observação, já que estão assintomáticas. Então, a gente faz o acompanhamento e, após 10 dias, caso não apresentem sintomas, são liberadas. Mas, se apresentar lesões, ficarão 20 dias em isolamento”,
pontuou.

Piauí já soma 38 casos suspeitos

Ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o estado investiga 38 casos suspeitos em 17 municípios.

Na última quarta-feira (17), a Sesapi confirmou o segundo caso da doença no estado, em Teresina. O primeiro caso confirmado foi no município de Batalha, confirmado no início de agosto. Outros 14 foram descartados no estado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, caso, sintomas