Caso suspeito de varÃola dos macacos é registrado em Picos, Sul do PiauÃ
24/08/2022 08h41Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV Anhanguera
Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos.
Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos.A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, no Sul do Piauí, investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox. Uma mulher de 26 anos, que esteve em Brasília e no Rio de Janeiro, procurou o Hospital Regional Justino Luz apresentando vômito, mal-estar, dor no corpo e lesões nas pernas, abdômen e braços.
A secretária de saúde do município, Tatiane Gil, informou que não se sabe há quantos dias a paciente já estaria apresentando sintomas. Uma amostra foi coletada e o material foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) nesta segunda-feira (22).
“No sábado (20), quando ela foi ao hospital, entraram em contato com o setor epidemiológico do município. A equipe fez a coleta, congelou para enviar na segunda para o Lacen em Teresina”, explicou.
Após recebimento pelo Lacen, a amostra será enviada para análise no laboratório de referência do Ministério da Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a secretária, o prazo para o resultado do exame é de 20 dias.
Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (23), o coordenador de vigilância epidemiológica do município, Robsoncley Viana, informou que as pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo acompanhadas. A paciente está com sintomas leves e em isolamento domiciliar.
“As pessoas que vieram no voo estão em isolamento e em observação, já que estão assintomáticas. Então, a gente faz o acompanhamento e, após 10 dias, caso não apresentem sintomas, são liberadas. Mas, se apresentar lesões, ficarão 20 dias em isolamento”, pontuou.
Piauí já soma 38 casos suspeitos
Ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o estado investiga 38 casos suspeitos em 17 municípios.
Na última quarta-feira (17), a Sesapi confirmou o segundo caso da doença no estado, em Teresina. O primeiro caso confirmado foi no município de Batalha, confirmado no início de agosto. Outros 14 foram descartados no estado.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












