Caso Janaína: "Equívoco" da UFPI causa suspensão do julgamento de réu por estupro e homicídio

17/08/2023 10h10


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoThiago Barbosa é suspeito de estuprar e matar Janaína da Silva Bezerra(Imagem:Reprodução)Thiago Barbosa é suspeito de estuprar e matar Janaína da Silva Bezerra

A Justiça suspendeu o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, acusado de estuprar e assassinar estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. A ausência de jurados por um erro de encaminhamento, segundo a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a servidores que seriam convocados para o Júri Popular.

O juri estava marcado para esta quinta-feira (17), mas foi adiado para o dia 1º de setembro de 2023. No início da sessão, os familiares de Janaína estavam revoltados por não poder acompanhar o julgamento. Segundo Leidiane Maria, irmã de Janaína, os familiares foram proibidos de entrar no local da sessão.

Um dos motivos da suspensão do Julgamento, segundo o Tribunal de Justiça, foi um pedido da defesa do acusado para analisar dados recém protocolados pela acusação. O outro motivo teria sido um erro de encaminhamento da UFPI a servidores que sejam convocados para o júri popular.

O conselho de sentença do júri popular (que julga crimes contra a vida) é composto por sorteio de cidadãos da sociedade civil escolhidos aleatoriamente, pela Justiça, e convocados ao júri sem saber que crimes irão julgar. Em alguns casos, a instituição onde o cidadão trabalha é notificada para que comunique aos servidores.

Neste caso, conforme a Justiça, alguns servidores da UFPI foram convocados de forma aleatória, por coincidência (já que o próprio crime aconteceu na instituição). A UFPI informou que não foi informada do crime que seria julgado e que a não notificação aconteceu por um equívoco de encaminhamento. Veja a íntegra da nota:

Nota de Esclarecimento

A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH - UFPI) informa que recebeu o expediente da 1a. Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto, houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.

Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias.

É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra.


Protesto

A Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí fez um ato em frente a 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, onde aconteceria o julgamento, pedindo justiça para o crime contra a estudante.
Imagem: Sthefany Prado / g1 PIFamiliares da estudante de jornalismo Janaína Bezerra.(Imagem:Sthefany Prado / g1 PI)Familiares da estudante de jornalismo Janaína Bezerra.

A família de Janaína também participou do ato com cartazes pedindo justiça e mensagens de luto. A irmã da vítima, Leidiane, afirmou que tem esperanças de que a justiça seja feita.

“Nós só queremos justiça, para que isso não aconteça com mais nenhuma Janaína no mundo. A situação não é fácil, e hoje está sendo como no primeiro dia. Paz ninguém tem”,
destaca Leidiane.

Maria do Socorro, mãe de Janaína, afirmou que tem voltado suas forças para lutar em busca de justiça para a filha.

"A Janaína não está aqui para lutar, mas eu estou",
afirmou a mãe.

Manifestação em frente à reitoria da UFPI

Diante do adiamento do julgamento e a confirmação de um "equívoco interno" na UFPI, familiares, a Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio no Piauí e movimentos sociais da instituição partiram para a reitoria da UFPI em busca de respostas.
Imagem: Antônio Fernandes / g1 PIAdão Bezerra e Maria do Socorro, pai e mãe de Janaína Bezerra, respectivamente.(Imagem:Antônio Fernandes / g1 PI)Adão Bezerra e Maria do Socorro, pai e mãe de Janaína Bezerra, respectivamente.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui