Caso Janaína Bezerra: acusação vai pedir anulação do Júri que condenou acusado a 18 anos de prisão

03/10/2023 16h41


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoJanaína Bezerra foi morta dentro da UFPI.(Imagem:Reprodução)Janaína Bezerra foi morta dentro da UFPI.

Os assistentes de acusação do caso Janaína Bezerra anunciaram que irão pedir a anulação do julgamento, pelo Tribunal Popular do Júri, que condenou Thiago Mayson a 18 anos e seis meses de prisão. Mayson foi condenado por homicídio culposo (sem intenção de matar), mas a acusação sustenta que o inquérito policial possui provas de pelo menos duas qualificadoras no assassinato.

O julgamento, que se estendeu por aproximadamente 20 horas, aconteceu no dia 29 de setembro, após dois adiamentos. A advogada Florence Rosa explicou que uma confusão em pergunta aos jurados pode ter levado à negativa quanto ao reconhecimento do feminicídio enquanto qualificadora do homicídio. Para rever avaliação do Júri, a acusação quer anulação do julgamento.

Thiago Mayson foi condenado por homicídio culposo. Ele estava sendo julgado por homicídio qualificado, mas por conta do erro, as qualificadoras não foram consideradas, segundo a acusação.

Ela afirmou que todas as teses apresentadas, tanto pelos advogados da família de Janaína quanto pelo Ministério Público, foram aceitas pelos jurados. Assim, a condenação por homicídio culposo é considerada contraditória pela acusação.

"Nós entraremos com uma apelação que ficará pronta hoje ou no máximo amanhã e nós pediremos a anulação do júri em razão dessa falha. O caso era um homicídio qualificado e ainda com a incidência de duas qualificadoras. Em razão desse equívoco, essas qualificadoras não foram nem consideradas", destacou a advogada Florence Rosa.

A defesa também recorreu e quer pena menor. A advogada Jéssica Teixeira, que compõe a defesa de Thiago, informou que a pena aplicada a ele foi excessiva e sem fundamentação. Contudo, a acusação não acredita que o pedido será considerado. 


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook