Carretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense

13/01/2024 11h34


Fonte Governo do Piauí

Nesta sexta-feira (12), a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, participou do momento de entrega dos óculos prescritos nos atendimentos da Carretinha da Saúde, nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia. Ao todo, foram entregues 123 óculos a 95 crianças de Luís Correia e 18 para crianças de Cajueiro da Praia.

Para Isabel Fonteles, esta é uma concretização das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí. Ela fez questão de realizar pessoalmente a entrega dos óculos. “É um momento em que conseguimos observar o impacto das nossas ações na vida dessas famílias. Não deixamos a criança apenas com o diagnóstico, a gente faz também a entrega da armação com as lentes já testadas pelo profissional. Com esses óculos, elas [crianças] vão poder enxergar o mundo de forma mais adequada, aprender mais, brincar melhor e interagir com o mundo”, disse.
Imagem: DivulgaçãoCarretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense.(Imagem:Divulgação)Carretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense.

Na Carretinha da Saúde, além de as consultas nas áreas de oftalmologia, odontologia e audiometria serem gratuitas, as crianças que necessitarem de óculos podem escolher, entre os mais de 200 modelos, os óculos que irão usar de forma gratuita. Em menos de 9 meses do programa, já foram realizados mais de 10 mil atendimentos.

A dona de casa Francisca Silva, mãe de Lavínia Silva (beneficiária do programa e moradora de Cajueiro da Praia), parabenizou e agradeceu à primeira dama Isabel Fonteles pela iniciativa. “A gente que mora na zona rural tem muita dificuldade de pagar consulta e depois comprar os óculos. Por isso, eu parabenizo e agradeço. Gostei muito do atendimento na Carretinha da Saúde e agora ela [Lavínia] está aqui com seus óculos novos e enxergando melhor”, comentou.
Imagem: DivulgaçãoA coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, participou do momento de entrega.(Imagem:Divulgação)A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, participou do momento de entrega.

Teresa Macedo, mãe de Christian Macedo, de 7 anos (beneficiário do programa e morador de Luís Correia), falou da satisfação em ver seu filho usando óculos e interagindo melhor. “É a primeira vez que ele está usando óculos. Ele sentia muito incômodo, porque gosta muito de TV. Eu me sinto uma mãe muito satisfeita em ver meu filho feliz. Foi uma boa oportunidade essa Carretinha ter vindo para Luís Correia”, disse.

“Eu estava muito ansioso para receber os óculos. Eu agora vou estudar muito e vou assistir também. E, usando óculos, eu tô mais parecido ainda com a minha mãe”, disse Christian Macedo, ao provar seus óculos.
Imagem: DivulgaçãoCarretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense(Imagem:Divulgação)

A Carretinha da Saúde executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) é uma das ações do Pacto pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância. A ação é pactuada com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada, oferecendo consultas e exames para todas as regiões do Piauí. Para isso, duas carretas completamente equipadas vão percorrer os 224 municípios piauienses.

O prefeito de Cajueiro, Felipe Ribeiro, destacou a parceria entre o Governo do Estado e o município. “Ficamos felizes em participar dessa ação do Pacto pelas Crianças do Piauí. Dá para ver a alegria no olhar das crianças e de suas famílias, porque enxergar melhor é garantia de mais qualidade de vida”, comentou.
Imagem: DivulgaçãoCarretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense.(Imagem:Divulgação)

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, também ressaltou a iniciativa como um marco na vida das crianças. “Esse cuidado com a primeira infância é fundamental para termos adultos mais saudáveis e felizes. A entrega dos óculos é apenas uma parte desse programa maravilhoso que é o Pacto pelas Crianças e nós do município de Luís Correia estamos muito felizes com essa parceria”, disse.

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou o cronograma de entrega nos 20 municípios já atendidos pelo serviço de oftalmologia, por meio do qual foram prescritos, até o momento, mais de 700 óculos.
Imagem: DivulgaçãoCarretinha da Saúde: mais de 100 óculos são entregues a crianças do litoral piauiense.(Imagem:Divulgação)

Tópicos: pacto, crian?as, carretinha