Carnaval: mesmo com suspensão de eventos e setores funcionando, governo decreta ponto facultativo

22/02/2022 12h39


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/g1 PIPalácio de Karnak, sede do governo do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/g1 PI)Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí.

O Governo do Piauí decretou ponto facultativo de três dias no período do Carnaval (28 de fevereiro, 1º e 2 de março), para todos os órgãos da administração pública direta e indireta, sem prejuízo dos serviços essenciais.

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (21), acontece mesmo com a proibição de realização de festividades e demais eventos públicos e privados, de pré-carnaval ou carnaval, e do anúncio de alguns setores que vão funcionar durante o período.
A proibição de eventos e o funcionamento de setores tem como objetivo evitar aglomerações durante o período e, assim, evitar a disseminação da Covid-19.

Contudo, outros setores também decidiram suspender as atividades, dentre eles o da educação. Escolas, faculdades e universidades não terão aulas durante o carnaval.

Isso porque o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) determinou que as instituições devem seguir o calendário estabelecido no início do ano, que previa a suspensão de atividades entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março.

Na rede pública estadual de ensino, as aulas devem se iniciar no dia 3 de março. Recentemente o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que a medida ocorre devido à mudança no cenário da Covid no estado.

“Nós tivemos agora um melhoramento nessa área da pandemia. Nós estamos numa curva com queda, reduzindo o número de casos, o número de internações e também o número de óbitos. Estamos revendo as medidas e uma delas é na área da educação. Na rede estadual, já nesta quinta e sexta-feira, nós teremos a fase que se chama de preparatória para receber os alunos”, afirmou o governador.

Na capital, o prefeito Dr. Pessoa decretou que não haverá ponto facultativo no Carnaval, nos órgãos que compõem a administração municipal. O comércio também funcionará normalmente durante as festividades.

Em Floriano, o prefeito Joel Rodrigues, assinou o Decreto Municipal Nº 022/2022, que dispõe sobre o funcionamento da Administração Pública do Município de Floriano para o período carnavalesco. No período entre 25 e 28 de fevereiro e de 1º a 2 de março de 2022, todos os órgãos e entidades do município funcionarão normalmente.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: carnaval, setores, per?odo