Carnaúba, árvore símbolo do Piauí, vira exportação, oportunidade e até livro

25/04/2021 11h34


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEm 2017, em uma votação pública, a carnaúba foi eleita a árvore símbolo do Piauí, por conta de sua importância e presença na paisagem do estado.(Imagem:Reprodução)
 O Piauí de Riquezas deste sábado (24) teve um encontro com um dos maiores orgulhos do nosso estado: a carnaúba. A palmeira encontrada em todo o território do estado e até mesmo no brasão oficial do Governo do Piauí.

Da carnaúba, tudo se aproveita. A palha é utilizada como fibra, e com o pó retirado da cobertura térmica das plantas, são produzidos óleos medicinais e vernizes. O caule esconde uma cera utilizada na indústria farmacêutica e de cosméticos. Os frutos, que se formam em cachos, são comestíveis.

Segundo o empresário Catarino Barbosa, dono de uma indústria de beneficiamento da carnaúba, comenta que o conjunto de produtos retirados da palmeira são a segunda maior pauta de exportação do estado.

“Os três maiores compradores, hoje, são Estados Unidos e China, as potências mundiais, e a Alemanha. 90% da produção é destinada ao mercado externo”, comentou.

Em 2017, em uma votação pública, a carnaúba foi eleita a árvore símbolo do Piauí, por conta de sua importância e presença na paisagem do estado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: livro, estado, carna?ba