Capacidade de ampliação de leitos chega ao limite e governador faz apelo: colaborem

19/03/2021 17h39


Fonte cidade verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarFalta de leitos  Ontem, um idoso de 86 anos morreu no chão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. Sem maca ou  leitos disponíveis, ele(Imagem:Reprodução) 
O governador Wellington Dias (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (19) que a capacidade de ampliação de leitos para pacientes com covid-19 chegou ao limite no Piauí. Segundo ele, 400 leitos clínicos e 150 de UTIs foram instalados só este ano. Diante da situação, o chefe do Executivo estadual fez um apelo para que as pessoas cumpram as medidas restritivas. Até domingo em todo o estado só deve funcionar atividades essenciais.

"Os nossos profissionais estão exaustos e a capacidade de ampliação de leitos já chegou ao limite. Faço um apelo: colabore com as medidas de restrição. Estamos em um momento muito difícil e a colaboração de todos é fundamental", disse em uma rede social.

Wellington Dias lembrou que hoje foram instalados mais dez leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), que está com 95% das UTIs ocupadas.

"Só nos primeiros meses deste ano, abrimos quase 400 leitos clínicos, 150 leitos de UTI e quatro de estabilização. Com o esforço das nossas equipes, hoje conseguimos instalar mais 10 leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas", afirmou Wellington Dias.

Com a ampliação, o HGV vai contar com 90 leitos de UTIs. Destes, 70 são exclusivos para paciente com Covid-19.

Nesta sexta-feira completa 1 ano do aparecimento dos primeiros casos de covid-19 no Piauí. No 19 de março do ano passado, a Sesapi anunciava a chegada do coronavírus no estado com o registro de 3 casos.

Falta de leitos

Ontem, um idoso de 86 anos morreu no chão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. Sem maca ou leitos disponíveis, ele recebeu atendimento no chão da sala vermelha, setor da unidade de saúde para pacientes em estado grave. A vítima chegou com complicações cardiorespiratórias carregado nos braços por um familiar. O resultado do exame que vai confirmar se ele estava com Covid-19 ainda não saiu.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui