Candidato denuncia suspeita de falha de segurança no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí

15/09/2022 09h09


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /TJ-PITribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)(Imagem:Divulgação /TJ-PI)Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)

Um candidato que participou do concurso do Tribunal de Justiça do Piauí fez uma denúncia, levantando a suspeita de fraude no sistema de segurança da prova. A denúncia ainda está sendo analisada pela Polícia Civil.

Segundo o delegado Ferdinando Martins, da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), explicou que a Polícia está levantando informações sobre a denúncia e sobre a segurança do concurso, ainda para analisar se há mesmo indício de fraude. Até o momento, nenhum inquérito ou investigação foi iniciada.

"No momento, o que há é um Boletim de Ocorrência registrado. Um BO é o depoimento de alguém. Ainda precisamos verificar se faz sentido. Precisamos fazer tudo com muito cuidado, para não gerar desgaste nesse processo",
disse o delegado.

O Tribunal de Justiça divulgou uma nota, afirmando que a Comissão Organizadora do Concurso acompanhou a aplicação das provas e não encontrou suspeitas de fraudes. Leia a nota do TJ na íntegra abaixo.

Falha de segurança nos malotes de prova

O g1 teve acesso ao Boletim de Ocorrência. O candidato disse que participou de uma das etapas da verificação de segurança da prova, e denunciou que teria presenciado um problema nos cadeados que fecham os malotes que guardavam as provas, e nos aparelhos de GPS que ficam nesses malotes.

O candidato denunciou ainda que, apesar de ter flagrado a suposta irregularidade, o concurso foi realizado normalmente.

Concurso do Tribunal de Justiça

O concurso do Tribunal de Justiça foi realizado pelo O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). As provas foram realizadas no sábado (10) e domingo (11), em Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos. Nos dois dias de provas, a taxa de ausência de candidatos variou entre 28% e 29%.

Ao todo, o certame ofertou vagas para 20 cargos. Segundo o Idecan, a concorrência para o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi de mais de 2 mil candidatos para cada uma das vagas disponibilizadas para Analista Administrativo.

A maioria dos cargos é destinada a bacharéis em direito, com salário inicial de R$ 7.328,01. Mas há cargos para profissionais de saúde, ciências exatas e cargos de analista administrativo e auditor, em que podem concorrer pessoas com curso superior de qualquer área.

Depois de Analista Administrativo, o segundo cargo com mais inscrições é o de Oficial de Justiça e Avaliador, em que a ampla concorrência chega a 1.066 pessoas por vaga. Para Enfermeiro, a concorrência é de 1.065 candidatos por vaga.
Imagem: Reprodução/TJPI  Concorrência pode chegar a mais de 2 mil candidatos por vaga em concurso do Tribunal de Justiça do Piauí; veja números.(Imagem:Reprodução/TJPI ) Concorrência pode chegar a mais de 2 mil candidatos por vaga em concurso do Tribunal de Justiça do Piauí; veja números.

Gabaritos preliminares

Nesta segunda-feira (12) foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso do Tribunal de Justiça do Piauí. Os gabaritos estão disponíveis no site do Idecan.

Os candidatos têm até esta quarta-feira (14) para interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas. A interposição de recursos deverá ser feita ao Idecan, via internet, por meio da Área para Candidatos, localizada no topo da página.

Todos os recursos impetrados contra o gabarito preliminar das provas objetivas serão analisados e as justificativas de alteração/anulação de gabarito serão publicadas no site do Idecan, para conhecimento de todos interessados.

O gabarito oficial e a divulgação da pontuação provisória nas provas objetivas, incluído o fator de desempate estabelecido, serão divulgados até dois dias úteis a contar do primeiro dia útil subsequente ao da divulgação/publicação oficial das respectivas fases.

Nota do Tribunal de Justiça do Piauí na íntegra:

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí informa que o contrato assinado com a banca examinadora Idecan prevê a aplicação de vários mecanismos de segurança a fim de evitar fraudes em todas as etapas do concurso e que a Comissão Organizadora do Concurso acompanhou a aplicação das provas, no sábado (10) e no domingo (11), e não verificou a ocorrência de suposta fraude.

Ressalta que toda e qualquer denúncia de ilícito deve ser devidamente apurada pelas autoridades competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas pertinentes.

Por fim, o Tribunal de Justiça do Piauí reafirma o seu compromisso com a lisura do processo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: tribunal, concurso, provas