Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada no Piauí até dia 30 deste mês

01/06/2023 12h59


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), prorrogou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. Os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

A medida foi definida após solicitação da Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O motivo principal da nossa solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Portanto, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, disse o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.
Imagem: DivulgaçãoO período para comprovação da vacinação também teve a data prorrogada até o dia 15 de julho.(Imagem:Divulgação)O período para comprovação da vacinação também teve a data prorrogada até o dia 15 de julho.

O gestor reforçou a importância da cobertura vacinal para o Piauí. “No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.

Além disso, a Adapi alerta que, sem a vacinação, os produtores podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, cobertura, animal