Bomba da Agespisa queima e metade de Corrente fica sem água

31/10/2015 08h40


Fonte G1PI

Uma queda de energia elétrica ocorrida nessa quinta-feira (29) em Corrente, 874 km de Teresina, queimou uma bomba da Estação de Tratamento da Agespisa e deixou metade da cidade sem água. Claudeci Fernandes, diretor da empresa na cidade, confirmou a situação e disse que, com a queima, apenas 45% dos consumidores estão recebendo água em casa.

"Nós sofremos muito com a questão de energia, a gente não consegue nem atender o público por conta da queda no sistema. Na quinta-feira a estação sofreu o impacto da oscilação que queimou a nossa maior bomba, comprometendo a maior parte da nossa capacidade de abastecimento. Atualmente, estamos dando conta de apenas 45% da nossas ligações", disse ao G1 sem informar qual o prazo para regularização do abastecimento.

Imagem: Divulgaçãoss(Imagem:Divulgação)

Segundo o prefeito da cidade, Jesualdo Cavalcanti, a empresa responsável pelo abastecimento de água está tentando resolver o problema.

“Metade da cidade está sem água desde ontem (29). Estamos conversando com a Agespisa, que disse estar providenciando a resolução para a falta d’água. Aqui se queima aparelho a todo momento por conta da energia de má qualidade e isso afeta muito o sistema da prefeitura que é informatizado”, afirmou o gestor.

A Eletrobras, por meio de nota, informou que oscilação de energia ocorre em todo o sistema de distribuição, que não foi identificado nenhuma ocorrência que pode ter atingido toda a área de Corrente. O texto diz ainda que a Agespisa tem que contar obrigatoriamente com equipamentos contra oscilações e que os usados pela empresa atualmente são inadequados.

Nota da Eletrobras (íntegra)

Oscilação de energia ocorre em todo sistema de distribuição, não só no Piauí nem em Corrente. Quanto à queima da bomba da Agespisa é importante frisar que o equipamento tem que ter, OBRIGATORIAMENTE, proteções específicas de sobre e subtensão bem como de corrente, proteções estas necessárias para evitar a queima dos equipamentos no caso de oscilação de energia. O que se observa nas cidades do Sul do estado é que as proteções das bombas da Agespisa são feitas através de disjuntores, sendo inadequada para o tipo de carga (necessário verificar in loco a proteção da bomba em comento).

Quanto à falta de energia citada é necessário que se diga qual área foi afetada, pois não tivemos ocorrências que tenha atingido toda a cidade de Corrente. Certamente foi algo pontual.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: energia, agespisa, queima