Barras, Esperantina e Luzilândia permanecem com rios em alerta; Teresina e Floriano em atenção

26/03/2023 08h45


Fonte G1 PI

Imagem: Luiz Graça/TV ClubeLuzilândia, Esperantina e Barras têm rios em cotas de alerta e inundação.(Imagem:Luiz Graça/TV Clube)Luzilândia, Esperantina e Barras têm rios em cotas de alerta e inundação.

O rio Parnaíba, em Teresina e Floriano, permanece há dois dias em cota de atenção, conforme indica o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) neste sábado (25). Em Luzilândia, o mesmo rio está em cota de alerta, mais próximo do risco de inundação. Na mesma situação estão o rio Marathaoan em Barras e Longá em Esperantina.

Diante das fortes chuvas e situação dos rios, é necessário que as autoridades municipais e estadual fiquem atentas. Em muitos municípios, as prefeituras suspenderam aulas e algumas famílias tiveram que deixar suas casas.

"Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas caso necessário", alertou o CPRM.

Situação dos rios em cada cidade:

Cota de alerta
  • Luzilândia: a cota atual do rio Parnaíba é de 5,23 m, devendo ter o nível aumentado nas próximas 12 h para valores em torno de 5,30 m, continuando em cota de alerta.
  • Barras: o nível do rio Marathaoan está na cota 4,04 m e deve continuar em lento processo de descida do nível nas próximas 8 horas, e chegar a 4,03 m, continuando em cota de alerta com 17 cm abaixo da cota de inundação.
  • Esperantina: o rio Longá tem cota atual de 6,45, e tem previsão de redução do nível nas próximas 8 horas chegando a valores em torno de 6,41 m, ficando acima da cota de alerta 1 cm.

Cota de atenção
  • Teresina: o nível atual do rio Parnaíba é de 5,29, sendo previsto que nível estabilize nas próximas 8 h, em 5,29 m, continuando em cota de atenção. Segundo o CPRM, a cota do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II não pode ser determinada até o momento do fechamento desta reportagem.
  • Floriano: o nível atual do rio Parnaíba é de 6,31 m, em cota de atenção, sendo prevista redução do nível nas próximas 8 horas chegando em valores em torno de 5,20 m.

Tópicos: atual, alerta, cota