Barragens do Piauí estão com apenas 32% de sua capacidade total

06/02/2015 10h14


Fonte G1 PI

Apesar das chuvas que caem no Piauí, as barragens do estado administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) estão com apenas 32% de sua capacidade. Segundo o diretor do órgão no Piauí, Aloísio Gomes, a média esconde uma realidade ainda mais preocupante, já que apenas os grandes reservatórios estão bem abastecidos.

“Esses 32% estão concentrados em cinco grandes barragens: Jenipapo, Salinas, Caldeirão, Bocaina e Pedra Redonda. Os reservatórios menores estão com um nível ainda mais baixo. Se estivessem todos com 32%, seria bom. Estive em uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) sobre a seca e existe um possibilidade de 55% que as chuvas deste período sejam abaixo da média”,
afirmou o Aloísio.

A barragem de Salinas em São Francisco do Piauí, a maior do estado com 387 milhões de metros cúbicos, estava no fim no mês de janeiro com 69% de sua capacidade. O açude do Jenipapo, em São João do Piauí, bateu 48%. Em compensação, existem 13 barragens com menos de 20% de média e dessas, sete estão com menos de 10%.

Esses reservatórios abastecem milhares de pessoas ao redor de sua extensão, perenizam rios e sustentam dezenas de atividades econômicas como pecuária, piscicultura, agricultura irrigada etc. Para o diretor do Dnocs no Piauí, Aloísio Gomes, o funcionamento desses arranjos produtivos está ameaçado por conta das poucas chuvas.

“Vai ser um ano complicado para essas atividades. Bocaina, Pedra Redonda e muitas outras perenizam rios que abastecem a população que mora ao logo do leito do rio. Com esse nível baixo, essa perenização fica comprometida porque teremos de diminuir a vazão das barragens para que os reservatório não fiquem em um nível crítico”,
finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews