Barragem de Boa Esperança volta a aumentar vazão da água e nível do Rio Parnaíba deve subir

30/12/2021 10h47


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIRio Parnaíba em Floriano, Sul do Piauí.(Imagem:Lucas Marreiros/G1 PI)Rio Parnaíba em Floriano, Sul do Piauí.

A Barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, voltou a aumentar a vazão de água na manhã desta quarta-feira (29), desta vez em 20%, para reduzir o nível da água na barragem. Com a medida, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia. Veja abaixo o o nível esperado para o rio em cada cidade afetada.

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), não há risco de inundação iminente. Com as chuvas registradas nos últimos dias que aumentaram o nível dos rios que abastecem o reservatório, o aumento da vazão se tornou necessário para evitar o transbordamento.

A vazão da barragem foi aumentada de 1000 m³/s para 1200 m³/s desde as 8h desta quarta. A intenção é que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% da capacidade, regrida para 68%.

“Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem”
, diz o comunicado da CPRM.

Com o aumento da vazão, o nível do rio Parnaíba deve subir em Floriano e Luzilândia, no Piauí, e Barão de Grajaú, no Maranhão. Nos próximos dias, o mesmo efeito deve ocorrer em Teresina e Timon (MA). Segundo o CPRM, a água deve subir até níveis que comumente ocorrem no período chuvoso, entre fevereiro e abril.

Previsão de chuvas

Nesta quarta-feira (29), o (Inmet) publicou dois avisos de risco de chuvas intensas em todo o território piauiense.

Nos municípios do Norte, Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense (trecho em laranja), o alerta é para chuvas que podem causar rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, e chuvas de 30 a 100 mm por dia. Nas cidades do Leste do Piauí (trecho em amarelo), os riscos são baixos.
Imagem: Inmet/ Divulgação  Barragem de Boa Esperança volta a aumentar vazão da água e nível do Rio Parnaíba deve subir.(Imagem:Inmet/ Divulgação ) Barragem de Boa Esperança volta a aumentar vazão da água e nível do Rio Parnaíba deve subir.

Veja abaixo a situação em cada cidade afetada:

Em Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA):
  • Nas duas cidades a cota atual do rio Parnaíba é de 5,58 m, superando a cota de atenção (5,50 m),
  • Nas próximas 8h, o nível deve subir até 5,93, segundo a CRPM.
  • O nível ficará três metros abaixo da cota de inundação, definida em 8,98 m. Portanto não há risco de inundação no curto prazo.
Em Teresina (PI) e Timon (MA):
Imagem: Reprodução/TV Clube  Rio Parnaíba, em Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube ) Rio Parnaíba, em Teresina.

  • O nível atual do rio Parnaíba é de 3,93 m, Nas próximas 8h, o nível da água deve subir 10 centímetros, por conta de uma elevação do nível do Rio Canindé, e não causado vazão da Barragem de Boa Esperança.
  • O efeito da abertura das comportas deverá começar a ser sentido na manhã desta quarta-feira (30), e segundo a CPRM, não deve superar a cota de atenção de 4,90 m.
Em Luzilândia (PI)

A cota atual do rio Parnaíba é de 2,71 m, devendo sofrer um leve aumento para 2,76 m nas próximas 12 h. O nível de atenção no trecho é de 4 m.

Segundo a CPRM, a situação de normalidade deve se manter mesmo quando a água da Barragem de Boa Esperança chegar ao município, provavelmente no dia 02 de janeiro de 2022.

Enchentes no Sul do Piauí

As fortes chuvas que começaram no sábado (25) no Sul do Piauí causaram uma elevação do rio Parnaíba nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.

Desde então, a cheia do Rio Parnaíba deixou cerca de 12 famílias desalojadas em Uruçuí. Estradas foram interditadas e pelo menos três casas desabaram desde o início das

Nesta segunda-feira (27), um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: aumento, cidades, chuvas