Bancários do Piauí fazem protesto nesta terça contra reestruturação na Caixa

14/08/2017 13h12


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarBancários do Piauí fazem protesto nesta terça contra reestruturação na Caixa.(Imagem:Cidadeverde.com)

Empregados da Caixa Econômica de todo o país vão realizar nesta terça-feira (15) o Dia Nacional de Luta por valorização e respeito aos seus direitos. Em Teresina, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realiza manifestação em frente à agência Caixa Areolino de Abreu, no Centro da cidade, às 9h00.

O objetivo é cobrar da Direção do banco a suspensão das medidas em curso que, de acordo com o sindicato, são prejudicais aos trabalhadores e precarizam o atendimento à população e o papel social do banco.

No mesmo dia, os membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) terão nova rodada de negociação da mesa permanente. Nas discussão, os bancários devem reafirmar o posicionamento da categoria contra a reestruturação e a ampliação do programa de Gestão de Desempenho de Pessoal (GPD), em defesa da revogação do RH 037, que abre espaço para a contratação de bancários temporários.

A diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Francisca de Assis, ressalta que essas medidas enfraquecem o Caixa.

“Temos que denunciar para a sociedade as ameaças que estão presentes na Caixa Econômica. Vemos uma reestruturação com redução de quadro funcional, redução das funções, ameaça de redução de unidades bancárias, atendimento precarizado, empregados aposentados por PDV. Temos informações reais de que a Caixa não vai contratar ninguém, mesmo tendo havido um concurso e muita gente ter se preparado para ser admitido. A Caixa sofre uma redução que traz prejuízos à sociedade, quem depende da Caixa, que é o banco público que realiza a maior parte dos programas sociais do governo federal, sabe das dificuldades que é entrar numa agência bancária e não ter quem lhe atenda”,
pondera Francisca De Assis.

O Sindicato dos Bancários destaca que a Caixa já chegou a ter 101 mil empregados em 2014, e poderá ficar com menos de 90 mil, após a reabertura do PDVE - apresentado em 20 de julho de 2017.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui