B-R-O-BRÓ: dermatologista alerta para riscos e indica proteção contra sol intenso
19/09/2022 08h31Fonte ClubeNews
Imagem: Arquivo/ClubeNews
Usuários de transporte público sofrem com as altas temperaturas em Teresina.
Usuários de transporte público sofrem com as altas temperaturas em Teresina.Na época mais quente do ano no Piauí, conhecido popularmente como B-R-O-BRÓ, o teresinense deve ter cuidado redobrado com a proteção da pele. A exposição aos raios solares por tempo prolongado pode causar problemas que vão desde lesões na pele até o câncer. Há quem diga ser acostumado com as altas temperaturas, mas a dermatologista Amanda Tauane alerta que os riscos desta exposição podem se apresentar no futuro.
Usuários do transporte público de Teresina reclamam da falta de proteção solar nas ruas e da desidratação causada pelo tempo seco. O técnico óptico Valter Borges realiza tratamento de hemodiálise e por isso não pode ingerir muita água. Na parada de ônibus sem proteção adequada, ele reclama do calor e do tempo seco. “Estou aqui morrendo de sede. Chegar em casa vou tomar um gole de água e aí só amanhã. Aí é que recha tudo!”
As reclamações são maioria, mas além dos que se protegem com qualquer objeto que tenham em mãos, existem alguns que parecem até não sentir o calor da capital. A dermatologista lembra que uma boa hidratação é fundamental, como ingerir de dois a três litros de água por dia. Ela conta que em áreas abertas o uso do protetor solar é quase obrigatório, principalmente neste período do ano.
“É necessário reforçar os cuidados com sua pele. Você precisa tomar de dois a três litros de água para manter a pele e o corpo hidratado. Além da hidratação, tem que passar hidratante no rosto, nos olhos, na boca, para melhorar a barreira cutânea. Lembrar que não é indicado tomar banhos demorados, porque diminuem essa barreira cutânea” afirma.
A especialista indica ainda que, para as crianças, os banhos devem ser rápidos, com água na temperatura ambiente. “Outra coisa super importante é a passagem de protetor solar desde as crianças até os idosos”, finaliza.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












