Autoescolas pedem retorno para agosto para alinhar reabertura com Detran

21/07/2020 08h33


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Arquivo/DetranAutoescolas pedem retorno para agosto para alinhar reabertura com Detran.(Imagem:Arquivo/Detran)

Os proprietários de autoescolas pedem a antecipação da data prevista para a retomada das aulas presenciais. Pelo Pacto de Retomada Organizada - Pro Piauí, as autoescolas estão no setor de educação e só vão reabrir em setembro, como as demais escolas. No entanto, os proprietários querem antecipar para o mês de agosto, acompanhando a reabertura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Nesta segunda (20), o governador Wellington Dias tratou sobre essa retomada com representantes do setor e o diretor do Detran, Arão Lobão. O governo afirma que levará a proposta para discussão com o Comitê Pro Piauí.

Proprietária de autoescola, Djacira Vieira, comenta que o Piauí possui mais de 150 empresas. "Queremos ser colocados no setor da administração pública, já que somos ligados ao Detran, pois temos as condições de funcionamento seguindo todos os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária de higienização e distanciamento das pessoas”.

Já o Daniel Costa, também das autoescolas, alega que os alunos são pessoas adultas que facilmente poderiam seguir os protocolos higiênico-sanitárias. “Por se tratarem de pessoas adultas, podemos reduzir o número de alunos dentro das salas de aula, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária”.

A diretora de Diretoria da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, explica que as autoescolas em relação ao risco epidemiológico estão alinhadas ao ambiente escolar, e não administrativa.

“Precisamos esperar a próxima avaliação a partir dos segmentos que já foram autorizados a abrir, para darmos uma posição sobre a reabertura das autoescolas, é a forma mais prudente, pois o segmento não atende a métrica proposta deste momento, no qual só é autorizado até cinco pessoas em ambiente fechado e até 10 pessoas em ambiente aberto”, ressalta.

Aulas Remotas

O diretor do Detran, Arão Lobão, esclarece que a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é para que as aulas teóricas sejam ministradas de forma on-line.

“A regra dos órgãos federais ainda proíbe as aulas presenciais, bem como o decreto estadual, mas já autoriza que as aulas sejam ministradas de forma remotas. Por meio da portaria de nº 110/2020, autorizamos as autoescolas a se credenciarem para que as aulas sejam online, utilizando a plataforma do Denatran”, diz.

Wellington Dias relata que, assim como nas demais escolas, está autorizado o funcionamento das aulas remotas no Estado.

“Eles poderão também utilizar-se desse recurso. Faremos uma avaliação daqui a 10 dias com relação à situação da transmissibilidade no estado que, felizmente, está caindo. Levaremos a solicitação das autoescolas ao nosso Comitê Pro Piauí para a análise com bastante sensibilidade, pois sabemos da situação dos empresários".  

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: detran, aulas, retomada