Atletas piauienses conquistam 18 medalhas na Copa Bahia Open de Judô
19/02/2026 11h20Fonte Governo do PiauÃ
A delegação piauiense conquistou 18 medalhas, sendo 11 de ouro, quatro de prata e três de bronze, durante a Copa Bahia Open de Judô 2026 realizada, no início de fevereiro, em Salvador (BA). A competição integra oficialmente o Ranking Nacional de Judô.O resultado expressivo reforça o crescimento do judô piauiense no cenário nacional e evidencia a importância do apoio institucional oferecido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Esportes (Secepi), com programas como o Bolsa Atleta e o Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi).
Entre os destaques da competição está Stanley Torres, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 81kg veteranos. Além de atleta, Stanley também atua como técnico do grupo e é contemplado pelos programas Bolsa Atleta e Siespi. Outro ouro, na categoria veterano, foi garantido por Helton Costa, na categoria até 90kg.
Imagem: Ascom Secepi
Entre as conquistas foram 11 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Entre as conquistas foram 11 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.Nas categorias de base, o Piauí também brilhou. Mari Rita foi ouro na categoria -40kg Sub-15, enquanto Maria Sales venceu na +70kg Sub-15. Já Pedro Lucas subiu ao lugar mais alto do pódio no -60kg Sub-18, categoria em que Phelipe Ramon também foi campeão, no -66kg Sub-18.
Um dos grandes nomes da delegação foi Yasmin Carvalho, que conquistou três medalhas de ouro na mesma competição: -48kg Sub-18, -48kg Sub-21 e -48kg Sênior. A atleta foi beneficiada pelo Bolsa Atleta em 2025, o que contribuiu para sua preparação e desempenho de alto nível.
Outros dois judocas conquistaram a medalha de ouro: os atletas Pedro Mendes, do município de São Raimundo Nonato, e Liara Sibelle, da cidade de Parnarama.
Imagem: Ascom Secepi
Atletas piauienses conquistam 18 medalhas na Copa Bahia Open de Judô
Atletas piauienses conquistam 18 medalhas na Copa Bahia Open de JudôAs medalhas de prata ficaram com Deborah Praça, nas categorias -52kg Sub-18 e -52kg Sub-21; Gabrielle Estefany, na -57kg Sub-21, atleta beneficiada pelo Bolsa Atleta em 2025; e Pedro Lucas, que também garantiu prata no -60kg Sub-21.
Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Assis Jr., nas categorias +100kg Veteranos e +100kg Sênior, além de Pedro Lucas, no -60kg Sênior, encerrando sua participação com três pódios na competição.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, os resultados são reflexo de uma política pública consistente voltada ao fortalecimento do esporte. “Essas conquistas mostram que investir no atleta é investir em resultados. O Bolsa Atleta e o Siespi têm sido fundamentais para garantir condições de treinamento e participação em competições de alto nível”, destacou.
O técnico e atleta Stanley Torres também ressaltou a importância do apoio da Secepi. “Sem esse incentivo, muitos atletas não conseguiriam competir em eventos desse porte. O apoio do Governo do Estado faz a diferença na formação e na permanência dos atletas no alto rendimento”, afirmou.
Imagem: Ascom Secepi

Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui








