Associação de produtores de soja denuncia lentidão nas obras da PI-392, no Sul do Piauí

06/12/2022 09h03


Fonte G1 PI

Imagem: Neto Fotografia  Caminhões parados na PI-392 no Sul do Piauí.(Imagem:Neto Fotografia ) Caminhões parados na PI-392 no Sul do Piauí.

A Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja) publicou nota em que denuncia a lentidão das obras na PI-392, considerada umas das principais rodovias para saída da produção de grãos no Sul do estado. Na quinta-feira (1º), caminhões atolaram e um congestionamento se formou em um trecho localizado no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km de Teresina.

Procurados, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) ainda não se manifestou e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) explicou que o trecho citado pela Aprosoja não é de sua responsabilidade. Leia na íntegra no final da reportagem.

De acordo com a Aprosoja, recentemente, o Governo do Estado divulgou que um trecho da obra havia sido concluído. Contudo, a área em questão corresponde a 16,5 km entre Baixa Grande do Ribeiro até a localidade Serra Grande, sendo, na verdade, um trecho de estrada vizinho e não corresponde ao principal corredor de escoamento da produção na região.

No comunicado, a Aprosoja Piauí afirmou que acompanha o andamento das obras desde o processo de licitação e que há duas frentes de obras na região. "As obras que são de responsabilidade do DER, e estão no trecho conhecido como estrada da soja, se arrastam sem evoluir", diz a nota.

O presidente da associação, Alzir Neto, afirmou que a obra não foi concluída por "incompetência da construtora licitada".
Imagem: Neto FotografiaCaminhão atolado na PI-392 no Sul do Piauí.(Imagem:Neto Fotografia)Caminhão atolado na PI-392 no Sul do Piauí.

Nota do Idepi

Sobre as obras da PI-392 de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), a diretoria de engenharia do órgão esclarece que, atualmente, o IDEPI é responsável por dois trechos, assim distribuídos: O primeiro, de 16,50 km, localizado entre a sede da cidade de Baixa Grande do Ribeiro até a Serra Grande, e está concluído, tendo sido inaugurado em setembro deste ano.

O segundo trecho, de 26,86 km, começa a partir da Serra Grande no sentido Currais, até a entrada da Bunge Alimentos, no km 43,36. Sobre esta obra, ela está em andamento, tendo sido executados 23,88km de asfalto, o que representa 88,90% das obras. O órgão informa que espera concluir as obras neste segundo trecho até o final de dezembro.

Por fim, O IDEPI acompanha todas as obras de sua responsabilidade e está empenhado em sua conclusão, porque sabe da importância desta rodovia para a região sul do estado.


IDEPI – Instituto de Desenvolvimento do Piauí

Tópicos: estado, obra, idepi