ARTIGO. O prefeito de Uruçuí "mijou fora do caco" ao destruir a TV Integração

15/09/2010 14h15


Fonte Noticias de Uruçui

O artigo é do jornalista Walcy Vieira do site ai5piaui.com de Teresina.

O competente e conhecido jornalista da capital Walcy Vieira, editor executivo do site de noticias ai5piaui.com publicou na tarde desta terça um artigo onde fala do fato que marcou a cidade no ultimo domingo (12) quando levaram os equipamentos da TV Integração de propriedade do jornalista Wellington Raulino. Leia na integra o artigo intitulado “O prefeito de Uruçuí “mijou fora do caco” ao destruir TV”.

14/09/2010 às 04h11min
WALCY VIEIRA
Editor Executivo

O prefeito de Uruçuí (ao sul do Piauí), médico Valdir Soares, mostra que seu município ainda vive os resquícios da ditadura. Quando assinou uma nota assumindo que fez valer o Código de Postura do Município para tirar a TV Integração (que ele chamou o tempo todo de pirata) e recolher a torre da emissora durante a noite.
Ora, ora senhor prefeito! Leia um pouco a Constituição Federal. É Federal, senhor prefeito. Um código de postura de um município não pode sobrepor a Constituição Federal. Está lá na Constituição que a comunicação é livre.
Aprendeu a primeira lição? Pois vamos para a segunda prefeito Valdir!
Prefeitão, o senhor não tinha autorização judicial para mandar trator derrubar a torre, nem para apreender equipamentos. Nunca mais esqueça que desde o advento da Constituição Federal (ano de 1988, quando foi abolida a ditadura) que nada pode ser feito senão com ordem judicial!
Ah! O policial militar que lhe acompanhou pode até ser demitido da briosa Polícia Militar.
E O Boletim de Ocorrência que o senhor registrou antes de sua atitude, pode rasgar, não vale nada. Valeria se fosse uma ordem judicial! Ah, doutor, tem mais: ordem judicial tem que ser cumprida pelo Poder Público Estadual. O senhor é somente um prefeito que tem que cumprir as leis vigentes no país.
Tem mais: o senhor disse em sua nota que Wellington Raulino é um suposto jornalista. Errado. Ele é jornalista profissional, investigativo, conhecido de toda a sociedade piauiense pelo combate ao crime organizado. Atuou em Teresina ao lado dos mais renomados profissionais, senhor prefeito.
É bom o senhor esquecer um pouco Brasília (terra que até outro dia o senhor morava) e se dedique um pouco a conhecer o Piauí e sua gente!
Só para finalizar, se o senhor foi agredido, “esculhambado” na TV Integração. Que faça valer a Justiça. Usar a própria força para resolver os problemas é coisa do passado, pelo menos pras bandas da capital do Estado é assim, senhor prefeito.
A Anatel pode ser acionada para fechar a suposta TV pirata e a Justiça reestabelece a sua dignidade.
Quanto ao delegado ai da cidade de Uruçuí que “botou” o funcionário da TV para dormir no xadrez, com a repercussão que o caso está tendo, no mínimo, ele será chamado para se explicar ao secretário de Segurança, Raimundo Leite.
Ou será que vivemos mesmo ainda nos tempos do ai5?

Acesse o link: http://www.ai5piaui.com/municipios/48769/o-prefeito-de-urucui-mijou-fora-do-caco-ao-destruir-tv.html