Arcebispo lamenta morte de Dom Celso José e diz que ficará "lacuna na igreja"

28/09/2018 13h00


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarArcebispo lamenta morte de Dom Celso José e diz que ficará Dom Jacinto Brito

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, lamentou a morte de Dom Celso José Pinto da Silva, que ocorreu 90 dias após a morte de Dom Miguel Câmara. O religioso afirma que o falecimento do arcebispo emérito abre uma lacuna na igreja e que foi uma “surpresa bastante chocante”.

Dom Jacinto destaca que Dom Celso era um homem muito culto e dividiu esse conhecimento com a Igreja.

“Ele já estava doente mas não apresentava sinais de finalização. Foi um acontecimento doloroso. Dom Celso veio do Rio de Janeiro e tinha uma bagagem cultural muito boa. Fica essa lacuna para a Igreja”, destaca Dom Jacinto.

O arcebispo de Teresina ressalta que, entre outras benfeitorias, Dom Celso foi o responsável pela elaboração da Caminhada da Mãe de Deus e por criar as foranias, grupo de paróquias.

O velório de Dom Celso iniciará às 14h na catedral de Nossa Senhora das Dores. Religiosos de Vitória da Conquista (BA), onde Dom Celso foi bispo, irão comparecer às cerimônias.

O corpo será sepultado na própria catedral, ao lado do corpo de Dom Miguel Câmara.

Um homem que tinha amor aos pobres

O padre Nilton Pereira teve um convívio muito próximo com arcebispo emérito de Teresina Dom Celso, que faleceu na madrugada desta sexta-feira.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o padre Nilton relembra que em 1999 foi Dom Celso quem fez com que ele não desistisse da vida religiosa. Ele destaca as características humildes do arcebispo.

O pároco, que hoje é responsável pela Missa da Misericórdia, lembra que a admiração por Dom Celso foi responsável pela sua decisão em seguir como padre.

“A Igreja perde muito. Eu tinha uma relação paternal com Dom Celso. Era pai, amigo, irmão. Um homem simples com uma vida dedicada aos pobres. Dom Celso tinha amor incondicional aos pobres. O legado que fica é o de misericórdia infinita. Ele dizia que preferia pecar por excesso de misericórdia do que pela falta dela”, destaca o padre Nilton, ordenado padre por Dom Celso.

O padre Nilton informou que Dom Celso sofria com problemas de saúde. Há um ano ele foi vítima de um acidente vascular cerebral e também era portador de diabetes.

Tópicos: padre, igreja, arcebispo