Após queda de mais de 30% nos repasses do FPM, presidente da APPM diz que cortes são inevitáveis

22/08/2023 09h47


Fonte G1 PI

As prefeituras municipais no Piauí estão enfrentando dificuldades financeiras após reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, em julho deste ano, ocorreu uma redução de 30% nos repasses do FPM e a previsão é que, a partir do dia 30 de agosto, as prefeituras recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período do ano passado.

“Os gestores estão preocupados, teremos que tomar ações de redução custos da máquina e, ao mesmo tempo, a gente faz esse apelo ao Governo Federal para liberar as ementas de custeio, dando agilidade, sobretudo, na área de saúde, que é muito importante”,
declarou o presidente da APPM.
Imagem: Reprodução /TV ClubePresidente da APPM, Toninho de Caridade.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Presidente da APPM, Toninho de Caridade.

Toninho de Caridade informou que 90% dos municípios piauienses dependem dessas ementas para oferecer bons serviços à população, para manter as obrigações tanto de folha de pagamento quanto de insumos.

Se ocorrer, de fato, outra redução nos repasses do FPM em agosto, o presidente da APPM ressaltou que os gestores terão que realizar cortes de gastos.

“Os municípios terão que reduzir a máquina em 30%, no mínimo, para poder manter o funcionamento reduzido e as folhas em dia. Comissionados, combustíveis, locação, cada gestor terá que avaliar onde poderá cortar, mas, é inevitável o corte nesse momento”,
disse.

Os presidentes das associações dos municípios dos nove estados do Nordeste devem realizar uma mobilização junto à bancada federal para pressionar o Governo Federal e, assim, conseguir a liberação de recursos financeiros aos municípios.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presidente, repasses, appm