Após declaração do ministro da Educação, presa por engano diz que não se sente preparada para Enem

28/11/2021 15h15


Fonte G1 PI


Imagem: Reprodução /TV ClubeMaria da Penha Santos, mulher presa por engano durante o Enem.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Maria da Penha Santos, mulher presa por engano durante o Enem.

Presa por engano no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a autônoma Maria da Penha dos Santos, de 46 anos, ficou em casa neste domingo (28), data em que faria as provas de ciências da natureza e matemática. Ela disse que ainda não se recuperou de tudo que viveu no domingo passado e que neste momento não se sente preparada para refazer o Enem.
 
“Pelo menos, nesse momento, eu lhe diria que talvez nem volte a fazer Enem um dia. Espero que isso mude, mas hoje não está nos meus planos. Eu não estaria preparada para fazer. Volta tudo, eu não iria me sentir à vontade e dentro de uma sala de aplicação de prova do Enem”, declarou a autônoma.
 
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou neste domingo (28) que os candidatos presos por engano, terão direito de fazer a prova. Além de Maria da Penha, um homem também foi preso em Santana no Amapá e liberado após audiência de custódia.
 
“Nós não temos compromisso com o erro. Nem o MEC, nem o governo Jair Bolsonaro. Se está errado, está errado. A gente reaplica sem problema nenhum", disse o Ministro da Educação.

Maria da Penha afirmou ainda que o marido e a filha foram fazer as provas de hoje, mas ainda preocupados com toda a situação.
 
“Não estão tranquilos. Enquanto meu nome não sair do banco de mandados, nós estamos preocupados e eu estou sem sair de casa. Até minha filha e meu marido estão nervosos”, afirmou.

O marido de Maria da Penha faz Enem para uma vaga no curso de física e a filha, que se forma em nutrição no próximo ano, quer fazer letras inglês, o mesmo curso que a mãe também almejava.
 
“A gente pensava em conquistar uma bolsa em letras Inglês. Ela sai da faculdade e quer ingressar neste outro. Meu marido já foi aprovado em nas vagas remanescentes este ano, mas não deu tempo fazer a matrícula por causa da nossa internet ruim. Mas, eles precisam de concentração e esforço para fazerem a prova hoje”, declarou Maria da Penha.

O Piauí tem 56 mil candidatos que continuam concorrendo a uma vaga no ensino superior pelo Enem 2021. Este foi o total de presentes no primeiro dia de provas, do total de mais de 73 mil inscritos, e que devem comparecer ao segundo dia, este domingo (28).
 
O estado teve a segunda menor taxa de abstenção nas provas no primeiro dia, com 21,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Em todo o Brasil, 26% dos 3,1 milhões de inscritos não fizeram as provas. O número é bem menor se comparado à taxa de 2020, que foi de 51,5%.

Com relação ao Enem aplicado de forma digital, o Piauí teve 44,3% dos inscritos ausentes. Para a aplicação do Enem impresso, o estado teve a participação de 33 municípios, com 444 locais de prova e 4.185 salas de prova.
 
A aplicação de forma digital ocorreu em dois municípios e em 12 locais, sendo 62 salas de aplicação de provas do Exame no estado.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: ministro, enem, inscritos