Após certificado de área livre da aftosa, Adapi altera datas de vacinação

29/06/2014 12h22


Fonte G1 PI

Depois de conquistar o certificado internacional de área livre da aftosa com vacinação, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) alterou o calendário de vacinação e alerta os criadores.

"Isso é bom para todo o agricultor, para o estado do Piauí. Nós estamos livre da aftosa com vacinação, mas esperamos ficar também sem vacinação também. Com este certificado nós produtos podem entrar em outros estados", comemora o criador Antônio Carlos.

No mesmo pandamar de estados do Centro-Sul, o Piauí terá livre trânsito de animais por todo o Brasil e outros países. Até conseguir alcançar o certificado de área livre da aftosa sem vacinação, a Adapi vai manter o calendário de vacinas, alterando somente as datas das campanhas.

"A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado prevista para o mês de julho foi adiada para novembro. Tento em vista que a Adapi solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a adequação de vacinação do estado ao calendário nacional. Por conta das secas excessivas, as campanhas no Piauí aconteciam em janeiro e julho, mas agora voltam para maio e novembro", explicou o diretor técnico da Adapi, Idílio Moura.

Os criadores que comerciarem animais vivo, abatidos, leite e derivados antes do mês de novembro para fora do estado serão obrigados a vacinar o rebanho em julho.

"Eles devem procurar os mais de 200 escritórios da Adapi, distribuídos em todo o Piauí, e onde o criador é cadastrado, solicitar uma autorização para a compra da vacina e aplicação será acompanhada por técnicos da Agência. Somente após este processo, ele receberá uma Guia de Trânsito Animal (GTA) para poder comercializar os seus produtos", relatou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews