Antes de morrer, jovem espancado no CEM escreveu carta para mãe

22/07/2015 14h04


Fonte G1 PI

Gleison Vieira da Silva, 17 anos, espancado até a morte dentro do Centro Educacional Masculino (CEM), escreveu uma carta para sua mãe dois dias antes de morrer. No texto, o filho pede à mãe que ela o perdoe pelo que ele fez, agradece seu amor, diz que não vai esquecê-la e encerra dizendo para ela ficar com Deus.

O adolescente inicia a carta dizendo que sente muita falta de Elizabeth Vieira, em seguida pede perdão, mas não chega a mencionar o crime. Gleison Vieira e mais três adolescentes foram condenados pelo estupro coletivo que aconteceu em Castelo do Piauí, em maio deste ano.

O texto da carta contém erros de português e os trechos transcritos na reportagem foram corrigidos para facilitar a leitura.

"Mãe eu sinto muito a sua falta, eu quero que você me perdoe pelo que fiz. Eu sei que Deus me perdoou, agora eu quero seu perdão. Desculpa mãe eu não ter sido um filho que você sempre quis, mas eu quero que você saiba que você nunca vai sair da minha mente e do meu coração".

Imagem: Ronaldo MotaCarta foi entregue à mãe durante visita antes da transferência de Gleison para o CEM.(Imagem:Ronaldo Mota)Carta foi entregue à mãe durante visita antes da transferência de Gleison para o CEM.

Elizabeth Vieira recebeu a carta durante uma visita que fez ao filho quando ele ainda estava no Centro de Internação Provisória (CEIP), antes da transferência para o CEM.. Segundo a mãe do rapaz, dois dias após receber a carta, o filho foi espancado e faleceu dentro do alojamento.

Em outro momento da carta, o adolescente pede para que a mãe não o esqueça e se desculpa por não ter recompensado o ela fez por ele.

"Mãe eu peço que você lembre que teu filho te ama muito. Eu sei que nunca recompensei o que você fez por mim e que continua fazendo. Obrigada por ter sido uma mãe tão boa. Eu agradeço a Deus por você comigo, eu nunca vou esquecer de você e nem da minha vovó e nem do meu padrasto".

Imagem: Ronaldo MotaGleison da Silva se despede da mãe e diz pra ela ficar com Deus.(Imagem:Ronaldo Mota)Gleison da Silva se despede da mãe e diz pra ela ficar com Deus.

O rapaz se despede pedindo para a mãe para ficar com Deus e no envelope chega a pedir que ela guarde o bilhete durante os três anos em que cumpriria a medida socioeducativa.

Investigação

Um inquérito policial foi aberto para investigar a morte de Gleison da Silva. A titular da delegacia do Menor Infrator, Thaís Paz, já ouviu o depoimento dos adolescentes suspeitos de assassinar o jovem dentro do alojamento do Centro Educacional Masculino.

Conforme a delegada, os menores assumiram a autoria do crime e relataram que mataram o rapaz porque ele teria revelado à polícia o nome dos suspeitos de participar do estupro coletivo.

Além dos suspeitos, a delegada também ouviu três adolescentes que teriam presenciado o espancamento, mas com medo de represálias, os garotos não revelaram o que viram na noite do crime.

Após a morte de Gleison, os outros três menores culpados pelo estupro coletivo foram retirados do CEM e agora permanecem no Centro de Internação Provisória (Ceip).

Superlotação

Após determinar a transferência dos três adolescentes acusados de estupro para o Centro de Internação Provisória (Ceip), o juiz Antônio Lopes, da 2ª Vara da Infância e Juventude da capital, falou sobre a dificuldade de encontrar vagas nas unidades socioeducativas no Piauí.

"Não vou deixar de sentenciar nenhum adolescente por falta de vaga do estado. O judiciário julga e quem deve manter estes menores é o executivo. Se o estado é inoperante, o problema não é meu", frisou.

De acordo com ele, os menores ficarão em celas separadas no Centro até que o estado providencie um local definitivo.

Afastamento de diretoria

A direção do Centro Educacional Masculino em Teresina (CEM) foi afastada na segunda-feira (20). A saída dos gestores acontece três dias após a morte do adolescente Gleison Vieira da Silva.

Foram afastados o coordenador do CEM, Marivaldo Viana, o gerente de Internação da secretaria, Francisco Herbert da Cruz, e o diretor da Unidade Socioeducativa da pasta, Anderlly Lopes. O atual coordenador do Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), Emerson de Oliveira, deixará a pasta para assumir a coordenação do CEM, de forma interina. Já a direção da Unidade Socioeducativa da Sasc será de responsabilidade do capitão Anselmo Portela.

Vistória da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, realizou uma vistoria nesta segunda-feira no CEM. Segundo William Guimarães, presidente da OAB-PI, atualmente o Centro abriga 83 internos, 20 a mais do que sua capacidade. Foram encontrados problemas como falta de colchões em todos os alojamentos, insuficiência de educadores e estrutura precária, com uma fossa estourada numa das celas.

Do resultado da vistoria, o presidente da OAB-PI pretende elaborar um relatório, que será entregue ao governo do estado e a direção do CEM. "Vamos solicitar uma audiência com o governador e cobrar dele o investimento para a reforma deste centro como a construção de um novo. Soubemos que a União disponibilizou R$ 5,5 milhões para a nova unidade, mas que há risco de devolução do valor porque o estado não tem tido eficiência da aplicação desses valores. Não podemos aceitar este retorno", completou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews