Anatel bloqueia mais de 6000 celulares piratas no Piauí neste domingo

24/03/2019 08h15


Fonte Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) anunciou que vai bloquear, neste domingo (24), 6329 celulares “piratas” no Piauí. Os aparelhos irregulares são aqueles que não possuem o selo da Anatel que indica a certificação e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras.

A ação faz parte do projeto Celular Legal. Além do Piauí, neste domingo o bloqueio dos aparelhos irregulares será feito em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); na região Nordeste (Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

O Piauí será o quinto Estado do Nordeste como o maior número de celulares irregulares bloqueados neste domingo. O primeiro lugar é da Bahia [25985] seguido de Pernambuco ]15198], Ceará [13485], Paraíba [6395], Piauí [6329] ,Alagoas [6126], Maranhão [5829], Rio Grande do Norte [ 5250] e Sergipe [2973].

Imagem: DivulgaçãoAnatel bloqueia mais de 6000 celulares piratas no Piauí neste domingo.(Imagem:Divulgação)

O proprietário do celular pirata bloqueado deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal.

A Anatel alerta que celulares piratas são inseguros aos consumidores. Um celular sem certificação não passa por testes de qualidade exigidos pela Anatel.

“O celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”
, alerta a Agência.

O bloqueio de celulares irregulares também tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).

A ação do projeto Celular Legal é contínua e a previsão é que nos próximos meses mais celulares irregulares sejam bloqueados em todos país.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui