Alta temporada inicia e aeroporto de Teresina segue com restrição de voos

17/12/2018 07h46


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarAlta temporada inicia e aeroporto de Teresina segue com restrição de voos.(Imagem:CidadeVerde.com)

A alta temporada de voos chegou. Neste domingo (16), a Infraero informou que todos os seus aeroportos, incluindo o de Teresina, estão preparados para a grande movimentação desta época do ano, marcado pelas viagens de Natal e Réveillon.

Mas é preciso ter atenção com os voos porque o Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portela, localizado na zona Norte, continua com a interdição total da pista em horários específicos da semana (veja tabela abaixo). A previsão para término da recuperação é no 31 de dezembro deste ano.

Por causa dessa interdição total, alguns voos foram remarcados. De acordo com a Infraero, o período de tempo e os horários em especifico foram fechados em comum acordo com as companhias aéreas. O Cidadeverde.com recebeu a informação de que alguns clientes não estão conseguindo remarcar os voos para Teresina e receberam a opção de reembolso das passagens pagas sem ônus. Eles estão com passagens marcadas para passar o Natal no interior do Piauí, mas devido a interdição da pista e a alta temporada de voos estão com dificuldades para remarcação.

Outro detalhe que merece atenção são as conexões com o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que neste domingo registrou o terceiro dia consecutivo de atraso; o que alterou boa parte da programação das companhias aereas.

Os atrasos ocorreram porque o aeroporto tenta normalizar o serviço, prejudicado em razão das fortes chuvas que atingiram São Paulo na quinta-feira (13). A expectativa é que os voos sejam regularizados nesta semana.

Alta temporada

A Infraero destacou que alta temporada ocorre entre os dias 17 de dezembro de 2018 e 07 de janeiro de 2019.

"Os 45 terminais da empresa com voos comerciais regulares estimam receber cerca de 5 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques. Este número é próximo ao movimento realizado entre 18/12/17 e 7/1/18, quando 5,06 milhões de pessoas chegaram e partiram nos mesmos terminais. Já o movimento de aeronaves deve ser de aproximadamente 42 mil pousos e decolagens no período. Na temporada passada, foram 42,7 mil chegadas e partidas", pontuou a Infraero.

Em novembro, a empresa iniciou uma série de manutenções preventivas em seus aeroportos. Esse foi o caso de Teresina, que passa por correções dos pavimentos flexíveis da pista e das taxiways "A" e "B"; o investimento é de R$ 6 milhões.

A Infraero destacou que os aeroportos também passaram por manutenção preventivas nas esteiras de despacho e restituição de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal. "O monitoramento dos aeroportos também será reforçado com supervisores em todas as etapas de embarque e desembarque", acrescento a empresa.

Revista Cidade Verde

A próxima edição da Revista Cidade Verde, que estará nas bancas no dia 23 de dezembro, traz uma reportagem especial sobre os cuidados essenciais que as pessoas precisam ter durante a viagem, seja nacional ou internacional.

Atenção com a bagagem, os documentos, em especial o passaporte, e até mesmo com vacinas. A reportagem também traz uma série de dicas de como melhor se planejar financeiramente para garantir a tão desejada viagem.

A interdição total da pista também foi destaque na Revista Cidade Verde, na edição 203, do dia 25 de novembro de 2018.

Convergência

Neste ano, "As operações nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba, Recife e Manaus serão coordenadas pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) localizados nestes terminais. O objetivo acompanhar, em tempo real, o funcionamento das instalações e conceber e implantar medidas para melhorar o funcionamento destes terminais para passageiros e aeronaves nas 24 horas do dia", disse a Infraero.

A empresa explica que "o CGA é composto por representantes da INFRAERO, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas".

"Nos demais aeroportos, a coordenação é feita pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago). Localizado em Brasília, ele monitora todos os aeroportos da INFRAERO e alinha ações para assegurar que todas as etapas da operação de um aeroporto tenham fluidez e segurança", conclui.

Aeroporto de Teresina

O Aeroporto de Teresina está em atividade há 51 anos. Atualmente, possui a capacidade para receber mais de dois milhões de passageiros por ano, com 45 operações regulares semanais, sendo a média por dia de 32 operações de pouso e decolagem. A média diária é de aproximadamente três mil viajantes, já a mensal é de 66.775 passageiros.