Águas de Teresina tem 5.640 casos de fraude e firma parceria com Greco

04/09/2018 07h45


Fonte Ascom Águas de Teresina

A Águas de Teresina realiza, através do programa Água Legal, a fiscalização para verificação de fraudes. A empresa está intensificando o serviço porque, de maio a agosto de 2018 foram notificados 5.640 casos de irregularidades pela empresa na zona urbana da capital.

Para tentar inibir a prática, a empresa e a Delegacia Geral do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), firmaram nesta segunda-feira (3), um convênio para cooperação nas ações de combate às fraudes ao sistema de água e esgoto da capital.

O número de irregularidades é considerado alto em um espaço curto de tempo- apenas quatro meses – e corresponde a quase 2% de total de ligações de abastecimento de água na capital, uma vez que a empresa distribui para 269.058 residências e 19.019 comércios.

Imagem: Ascom Águas de TeresinaÁguas de Teresina tem 5.640 casos de fraude e firma parceria com Greco.(Imagem:Ascom Águas de Teresina)

De acordo com dados da empresa, as principais fraudes são relacionadas ao hidrômetro, como danificação no aparelho e violação do corte no cavalete e do ramal de água, que é quando o usuário tem á água cortada pela empresa faz a religação a revelia. Somente a empresa é autorizada a fazer esse serviço. Além disso, as irregularidades acontecem também pelo chamado by-pass, que é um desvio da água antes do líquido passar pela leitura do medidor.

Uma equipe policial especializada atuará junto à Águas de Teresina, inclusive com suporte de perícia na fiscalização in loco de inconsistências e investigação de ocorrências realizadas sem autorização e conhecimento da empresa. A concessionária buscará o reforço policial caso haja resistência por parte do usuário ou situações que coloquem a integridade do colaborador em risco.

O delegado Willame Morais, coordenador do Greco, informou que o convênio é semelhante ao já realizado com a Eletrobras. Ele esclareceu que está sendo feito um levantamento inicial sobre os pontos críticos das fraudes para que depois sejam feitas operações de fiscalização.

Willame observou que foram registrados quase 1.500 fraudes por mês e que a parceria vai ajudar, inclusive, a aumentar a arrecadação do Estado, na medida que inibe as irregularidades, já que parte do valores da empresa são repassados para a administração estadual.

“Vamos realizar ações educativas, preventivas e repressivas. Nos casos mais graves, o Greco vai atuar como polícia, quando houver ou desvio de água, que é crime mesmo, autuando os estabelecimentos e em outras vezes, quando couber, vai tentar resolver de forma educativa. O teor do acordo é igual ao que foi feito com a Eletrobras”
, explicou.

O delegado acrescentou que é uma parceria pré-estabelecida, que “foi assinado para acontecer até dezembro, e que se tiver bons frutos, vai sendo renovado.

“As ligações irregulares podem provocar a contaminação da rede de abastecimento e trazem prejuízos ao meio ambiente e à cidade. As perdas também são significativas. Uma ligação irregular chega a consumir até cinco vezes mais em relação as ligações padronizadas”,
explicou Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina.

Regras

A empresa informou que de acordo com o regulamento de serviços, constitui infração a prática decorrente da ação ou omissão do usuário, relativa a intervenção nas instalações dos serviços públicos de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário.

A Águas de Teresina esclarece ainda que havendo ocorrência, o usuário é notificado e, após as tratativas via Comissão de Recuperação de Perdas, há aplicação de multa. As multas variam de acordo com a infração e são aplicadas conforme Tabela de Irregularidades, disponível em www.aguasdeteresina.com.br/documentos.

O órgão destaca também que a ligação clandestina de água e esgoto é uma prática passível de penalidade por furto, que pode chegar a detenção/prisão em flagrante por crime inafiançável, previsto no Artigo 155, do Código Penal.

Ainda de acordo com a empresa, a população também tem autonomia para auxiliar a concessionária no combate a esse tipo de crime. As denúncias podem ser formalizadas através da Central de Atendimento da Águas de Teresina, por meio do 0800 223 2000 ou 115. Está disponível ainda o 3085 2217 para contato direto com o Greco.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui