Agricultores do Piauí ajudarão a fazer o monitoramento da chuva

14/12/2022 09h57


Fonte Assessoria de Comunicação/ FETAG-PI

Imagem: DivulgaçãoAgricultores do Piauí ajudarão a fazer o monitoramento da chuva.(Imagem:Divulgação)

A FETAG-PI através da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido, assinou na manhã de terça feira (13/12), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos (SEMAR), com o objetivo de instalação de pluviômetros convencionais. Com isso, será possível que agricultores piauienses possam ajudar no monitoramento das chuvas.

O modelo Ville de Paris será utilizado para coleta de dados de precipitação do referido parâmetro, em persos municípios e comunidades rurais indicadas pelos sindicatos partícipes do acordo.

Já existe a parceria bem sucedia entre a FETAG-PI e SEMAR nesta ação com o novo acordo será ampliada a quantidade de pluviômetros e de comunidades atendidas visando obter os dados de precipitação nas persas regiões polos sindicais.
Imagem: DivulgaçãoAgricultores do Piauí ajudarão a fazer o monitoramento da chuva.(Imagem:Divulgação)

“Além disso, a instalação destes pluviômetros vai contribuir para obtenção de informações sobre o volume e regime de chuvas ocorridas em nosso Estado, visando auxiliar inclusive, para os laudos de ocorrências de estiagens e secas, e assim, felicitar o acesso dos agricultores e agricultoras familiares às Políticas Públicas da Agricultura Familiar”
frisou, o Diretor de Meio Ambiente e Pol. De Convivência com o Semiárido da FETAG-PI Daniel Silva.

Para a meteorologista da SEMAR, Sônia Feitosa, com o acompanhamento nos aparelhos, será possível monitorar o índice pluviométrico por cada região.

“Será monitoramento das chuvas onde um dos parceiros (agricultores indicados pelos sindicatos da FETAG-PI) farão a leitura e dizendo quanto choveu, a partir dessas informações é que faremos as análises, a construção de mapas, inclusive do mapa monitor de secas”, justifica a especialista. “É uma troca de trabalhos e experiências. A FETAG-PI é ligada à agricultura e os sindicatos são ligados à agricultura, nada mais justo que passar essa parceria porque é importante tanto para ele como para toda população”, finaliza Sônia Feitosa.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews