Agentes flagram buraco e abortam fuga de 30 presos na Irmão Guido

21/12/2015 13h32


Fonte G1 PI

Uma nova tentativa de fuga foi abortada na madrugada desta segunda-feira (21) na Penitenciária Irmão Guido, zona rural de Teresina. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus), cerca de 30 presos iriam escapar por um buraco de quatro metros de profundidade, cavado em uma das celas do pavilhão D da unidade.

Na ação, os detentos chegaram a cerrar sete celas e montar várias cordas artesanais, que seriam utilizadas para escalar os muros. A fuga era coordenada por um preso considerado de alta periculosidade, que foi encontrado com o cadeado da cela aberto.

Imagem: Divulgação/SejusBuraco de quatro metros de profundidade foi encontrado em pavilhão.(Imagem:Divulgação/Sejus)Buraco de quatro metros de profundidade foi encontrado em pavilhão.

Ainda de acordo com a Sejus, a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) e o Núcleo de Inteligência estavam alguns dias acompanhando informações da tentativa de fuga.

A contenção contou com apoio da Polícia Militar e agentes penitenciários. Após o flagrante os presos foram separados e serão ouvidos pela Dipe. Ao todo, 70 tentativas de fuga foram abortadas este ano nos presídios do Piauí.

Imagem: Divulgação/SejusClique para ampliarPresos montaram cordas artesanais para escalar muro(Imagem:Divulgação/Sejus)Presos montaram cordas artesanais para escalar muro

Falta de reforço


Para o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, mais fugas poderiam ser abortadas se a Secretaria de Justiça ampliasse o Comando de Operações Prisionais.

"O comando trabalha justamente para evitar fugas, rebeliões e mortes dentro do presídio. No caso da Irmão Guido, não contamos nem com reforço na guarita e outro agravante é a superlotação, onde temos 405 presos, sendo que a capacidade era para 300 pessoas", declarou.

Em setembro, o G1 denunciou que a cerca elétrica e os sensores de presença da Penitenciária Irmão Guido não funcionam há quase dois anos. De acordo com o Sinpoljuspi, os problemas têm facilitado as fugas, entrada de drogas, celulares e até mesmo armas dentro do presídio.

Tópicos: fuga, presos, justiça