Advogada recebe ataques de motoristas por campanha da OAB-PI

25/09/2019 08h24


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarAdvogada recebe ataques de motoristas por campanha da OAB-PI.(Imagem:Divulgação)

A advogada piauiense Alba Vilanova recebeu, nos últimos dias, ataques e intimidações de homens que se identificaram como motoristas de carros por aplicativos de Curitiba, Paraná. Os ataques se devem a uma campanha promovida pela Comissão de Apoio às Vítimas de Violência da OAB- Piauí (CAVV), da qual ela é presidente.

A campanha dá orientações de segurança para mulheres em transportes por aplicativos e acabou repercutindo em outras regiões do país.

Motoristas insatisfeitos conseguiram o telefone pessoal de Alba Vilanova e iniciaram o contato no último sábado, 21. De acordo com a advogada, os ataques só cessaram na segunda-feira, 23. Um dos homens disse que conseguiu o telefone da advogada com a própria OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil). De acordo com a advogada, a informação está sendo apurada.

Além de terem a intenção de repudiar e intimidar a advogada e criticar a profissão de advocacia, uma das mensagens têm conteúdo xenófobico.

“Eu recebi ainda mais mensagens desse tipo no fim de semana, mas apaguei porque não pensei que fossem persistir. Eles acham que podem ficar mandando mensagens, intimidando. Se você observar, ninguém se reportou à OAB enquanto instituição ou procurou o telefone do presidente da OAB, que é homem. É mais fácil intimidar uma mulher e eles não conseguem entender o que é a violência de gênero”, disse a advogada.

A campanha foi elaborada com base na pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e o Instituto Locomotiva, sobre Segurança das mulheres no transporte (2019). De acordo com a pesquisa, 75% das mulheres se sentem seguras usando transporte por aplicativo, mais do que as que se sentem seguras usando táxis (68%) e o triplo das que se sentem seguras no transporte público (26%). Além disso, 55% responderam que os transportes por aplicativo oferecem facilidades para que as mulheres denunciem os abusadores e que 45% delas acreditam que é o meio pelo qual há maiores chances dos importunadores serem punidos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: acordo, campanha, transporte