Adolescente diz que recebeu vacina contra Covid-19 não autorizada pela Anvisa para menores de 18 ano

30/09/2021 08h51


Fonte G1 PI


Imagem: ReproduçãoClique para ampliar?Eu fui acompanhar ela, porque o adolescente teria que ir acompanhado por um responsável. Quando chegamos lá, eu tive que levar meu bebê e eu disse que como era prioridade eu não p(Imagem:Reprodução)

 A auxiliar administrativa Nathalia Oliveira denunciou ao g1 que a sua cunhada, uma adolescente de 17 anos, recebeu a primeira dose nesta quarta-feira (29), em Teresina, da vacina Coronavac, imunizante não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos. O Ministério da Saúde recomenda que jovens de 12 a 17 anos recebam apenas a vacina da farmacêutica Pfizer.

Nathalia relatou que a adolescente realizou o agendamento no site da FMS, Vacina Já, na terça-feira (28) para receber imunizante nesta quarta, às 10h, no Terminal do Parque Zoobotânico.

Ao g1, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, informou que vai investigar a vacinação da adolescente.

Um profissional de saúde chegou a afirmar para elas que a jovem não precisava ir acompanhada. Entretanto, a orientação da FMS é que o adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou de um adulto responsável para autorização verbal para a vacinação.

“Eu fui acompanhar ela, porque o adolescente teria que ir acompanhado por um responsável. Quando chegamos lá, eu tive que levar meu bebê e eu disse que como era prioridade eu não podia ficar na fila com um monte de gente. O rapaz foi super grosseiro comigo, disse que não precisava ela ir acompanhada”, contou Nathalia.

O profissional recebeu o RG e o cartão do SUS da jovem e fez o cadastro e, então, a direcionou para uma fila no terminal. “Quando chegamos em casa, percebi que constava no cartão a vacina Coronavac e a data da segunda dose estava muito distante, somente para o dia 24 de novembro. Eu sabia que a Pfizer tinha um prazo maior. A Coronavac são apenas 28 dias”, informou a auxiliar administrativa.

A adolescente voltou no terminal e explicou a situação para uma enfermeira. Ela mudou a data da segunda dose para o dia 24 de outubro e afirmou que ‘não teria problema’ a cunhada de Nathalia ter tomado a Coronavac.

“A enfermeira disse constar no sistema que ela deveria ter tomado a Pfizer, mas aplicaram errado”, disse Nathalia.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews