17 presos fogem da penitenciária de Bom Jesus

19/02/2024 11h54


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoSejus divulga fotos e nomes dos 17 fugitivos da Penitenciária de Bom Jesus, Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)Sejus divulga fotos e nomes dos 17 fugitivos da Penitenciária de Bom Jesus, Sul do Piauí.

Dezessete presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, na manhã desta segunda-feira (19). Em nota, a Secretaria de Justiça (Sejus) informou o nome dos detentos, veja a lista abaixo:
  1. Rafael Do Nascimento Silva.
  2. Augusto Ivan Ferreira Abade;
  3. Rosivaldo Florentino;
  4. Celio Moreira Da Silva;
  5. Valter Pereira De Santana Junior;
  6. Sabino Rodrigues De Souza Neto;
  7. Ruan Pinheiro Da Guia;
  8. Jociel Da Silva;
  9. Anderson Da Costa;
  10. Mikael Marques Da Silva;
  11. Matheus Alves Barreto;
  12. Joao Marcos Pereira;
  13. Jacson De Sousa Laranjeira;
  14. Willian Gama De Souza;
  15. Givanilton Alves Rodrigues;
  16. Edgar Pereira Dos Reis;
  17. Raendew Da Silva Rodrigues Soares;
No comunicado, a secretaria afirmou que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos foragidos e que, caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.

A Sejus comunicou ainda que as causas do ocorrido estão sendo investigadas através de procedimento administrativo interno.

Superlotação
Imagem: Reprodução17 presos fogem da Cadeia pública de Bom Jesus, Sul do Piauí.(Imagem:Reprodução)17 presos fogem da Cadeia pública de Bom Jesus, Sul do Piauí.

Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), a unidade tem capacidade para 76 detentos e abriga, atualmente, 188 presos.

O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, contou que a fuga aconteceu provavelmente pela parte superior do prédio.

“Nas circunstâncias dessa fuga, eu não sei mais detalhes, mas pela informação que chegou, imagino que tenha ocorrido pela parte superior dos pavilhões, pavilhão B. Porque quebraram cadeado” disse Vilobaldo.

Assassinato na unidade

O suspeito de assassinar os pais, identificado como Victor Gabriel de Paula Nunes, de 22 anos, é suspeito de cometer um homicídio dentro da unidade prisional. O caso aconteceu no dia 31 de janeiro de 2024, e a vítima foi outro detento, identificado apenas pelas iniciais M.F.

A vítima ainda estava viva quando foi encontrada, mas ele morreu em seguida. O suspeito foi localizado e preso em seguida e levado à delegacia para os procedimentos.

Fuga em Mossoró

Dois presos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na quarta-feira (14). Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006. A PF abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do caso.

Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.

Tópicos: presos, fuga, penitenci?ria