Volta às aulas deve iniciar por alunos do 3º ano do ensino médio, aprovam escolas em reunião

03/09/2020 18h22


Fonte cidade verde

Imagem: DivulgaçãoVolta às aulas deve iniciar por alunos do 3º ano do ensino médio, aprovam escolas em reunião(Imagem:Divulgação)
 Os alunos do 3º ano do Ensino Médio devem ser os primeiros a retornar às salas de aula nas escolas da rede estadual de ensino do Piauí. A proposta foi encaminhada ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) após uma reunião realizada nesta quinta-feira (03), que contou com a presença de gestores da educação, membros da vigilância sanitária, além de representantes estudantis e de pais de alunos.

O objetivo do retorno é evitar prejuízos na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para o próximo mês de janeiro. A rede particular de ensino também deve ser atingida pela liberação.

O governo do Piauí trabalha para que o início da retomada das atividades presenciais ocorra a partir do dia 22 de setembro, mas a proposta ainda deve passar por análise dos membros do COE, e do comitê científico do Consórcio Nordeste.

“A proposta que foi apresentada é a de retornarmos com o 3º ano, com a preparação para o Enem. O COE recebeu todas as informações sobre o planejamento e os protocolos, que já foram elaborados, e ficou de enviar a decisão, a título de sugestão, a governador, que vai decidir sobre a possibilidade de retorno ou não. Isso também depende da análise do comitê científico do Consórcio Nordeste”, explica o superintendente de educação básica da Secretaria de Educação, Carlos Alberto Pereira.

Ainda de acordo com o superintendente, a ideia é que, caso sejam liberadas, as aulas presenciais dos alunos do 3º ano e que fazem a preparação para o Enem devem funcionar como uma espécie de experiência, que vai balizar as decisões sobre a retomada das aulas presenciais das demais séries.

“O 3º ano, se autorizado, entraria como um projeto piloto. Através da análise, vamos fazer ajustes em relação ao distanciamento e também sobre as estratégias de combate ao coronavírus”, destaca.

A Secretaria de Educação estima que, somente na rede estadual, mais de 40 mil alunos devem ser beneficiados com volta das aulas presenciais de preparação para o Enem. São 27 mil que estão concluindo o ensino médio regular, 12 mil alunos que estão na última etapa da Educação de Jovens e Adultos, que também estão aptos a fazer a prova; e cerca de 4 mil estudantes do 3º ano do ensino médio técnico, que também podem participar do Exame.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, enem, aulas