Veterinário dá dicas para proteger gato preto na sexta-feira 13 e ajuda a desmitificar preconceitos

13/05/2022 16h25


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVeterinário dá dicas para proteger gato preto na sexta-feira 13 e ajuda a desmitificar preconceitos(Imagem:Divulgação)Veterinário dá dicas para proteger gato preto na sexta-feira 13 e ajuda a desmitificar preconceitos

O gato de pelagem escura é historicamente associado ao azar. Uma das superstições mais famosas da sexta-feira 13 é, nesta data, não olhar para um gato preto. Por isso, durante esta época, este bichano está mais suscetível a sofrer agressões e maus-tratos.

O g1 procurou o médico veterinário Pedro Allef de Almeida e Silva sobre dicas de como os tutores podem proteger esses animais de atos violentos e desmitificar esses mitos.

Segundo o especialista, o gato preto começou a ser relacionado às atividades malignas na Idade Média, quando a cor preta era ligada às trevas, ao oculto.

No período da Inquisição, por exemplo, o animal era perseguido e aniquilado já que, para a Igreja Católica, os felinos eram bruxas disfarçadas – termo utilizado para denominar mulheres que eram parteiras, mexiam com ervas e que cultuavam ‘Bastet’, a deusa egípcia da fertilidade representada por uma mulher com a cabeça de um gato preto.

Superstição reflete na adoção

De acordo com Pedro Allef, a associação ao azar reflete na adoção dos gatos pretos em abrigos de animais de estimação.

“Pesquisas indicam que gatinhos pretinhos demoram 13% a mais de tempo para serem adotados em relação aos bichanos de outras colorações. Já em épocas de sexta-feira 13 ou no dia das bruxas, a taxa de adoção sobe em quase 60%”, afirmou o médico veterinário.
E como protegê-los?

Para o especialista, os tutores de gatos pretos devem tomar alguns cuidados para evitar que seus felinos sofram algum tipo de agressão durante esse período, visto que ainda há pessoas que acreditam em tais mitos.

Primeiro, se o seu gato preto tem o hábito de sair de casa, não permita esses passeios durante esta época. “No geral, passeios na rua são altamente perigosos para qualquer animal. Bloqueie as saídas ou rotas de fuga da sua casa e invista em enriquecimento ambiental”, afirmou o veterinário.

Além disso, caso você tenha gatos pretos para adoção, não cogite doá-los neste período. Por fim, espalhe, compartilhe e dissemine toda e qualquer informação que desmitifique os preconceitos e que ajude a proteger esses felinos.

Outras recomendações

Caso você presencie um ato de violência contra um gato preto – ou qualquer tipo de animal -, entre em contato com a Polícia Militar do Piauí através do número 190 ou com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, por meio do número (86) 3230-2025.

“Seja um animal de raça ou não, ao encontrar com um gato preto, lembre-se de protegê-lo, afinal, eles não dão azar, pelo contrário! Esses bichinhos só fazem bem aos seres humanos, propagando amor e afeto”, finalizou Pedro Allef.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: animal, gato, veterin?rio