"Variantes estão nos preocupando", diz diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações
22/05/2021 08h00Fonte cidadeverde.com
Imagem: Reprodução
"Variantes estão nos preocupando", diz diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações
"Variantes estão nos preocupando", diz diretor da Sociedade Brasileira de ImunizaçõesO diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, declarou em entrevista à TV Cidade Verde, nesta sexta-feira (21), que as variantes do coronavírus está preocupando a entidade. Ontem (20) o Maranhão registrou os primeiros casos da variante indiana no Brasil.
Renato Kfouri defende que a vacinação seja ampliada e que vigilância sobre as variantes é “fundamental”. A previsão da Sociedade Brasileira de Imunização é de que boa parte da população brasileira esteja vacinada até o fim deste ano.
“Sem dúvidas as variantes vêm nos preocupando. Não só a indiana, mas as quatro variantes consideradas pela Organização Municipal de Saúde como variantes de preocupação: a inglesa, a brasileira, a sul-africana e agora a indiana”, disse.
Renato Kfouri explica que as variantes aumentam a transmissibilidade do coronavírus e a consequente disparada de casos.
“Elas funcionam melhor em termos de transmissão, elas conseguem ser protagonistas ali na circulação e assim vai acontecendo mais casos com o aumento da transmissibilidade”, acrescenta.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações lembra que a boa notícia é que até agora não há nenhum dado que comprove que as vacinas Coronavac, da Astrazeneca e da Pfizer não funcionem contra estas variantes.
Renato Kfouri alerta que, caso novas variantes surjam, as vacinas podem não ter eficácia contra elas e a disseminação do coronavírus aumente mais ainda.
“Se tivermos uma variantes novas , cuja as vacinas já desenvolvidas não funcionem contra elas corremos risco de uma disseminação maior e mais casos graves e de falha vacinal principalmente. Essa vigilância é fundamental[...] Os vírus vão se adaptando e a ideia deles é se perpetuar na circulação”, alerta.
Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral












