"Vamos atrás de onde tiver solução", diz governador do Piauí em documentário da Globo

01/05/2021 17h15


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução"Vamos atrás de onde tiver solução", diz governador do Piauí em documentário da Globo

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é um dos entrevistados do documentário “A corrida das vacinas”, que está disponível na plataforma Globoplay. Wellington é presidente do Consórcio Nordeste, coordenador do Fórum dos Governadores sobre o tema vacina e um dos gestores protagonistas na busca por imunizantes contra a Covid-19.

“Temos uma decisão de ter iniciativa. Então, nós vamos atrás de onde tiver a solução. A solução está no Poder Executivo? Vamos lá. Está no parlamento? Vamos lá. À medida que a gente está indo, nós estamos encontrando mais vacinas do que diziam”, afirmou o governador no documentário.
Wellington também fala sobre a visita feita na farmacêutica União Química, responsável pela produção da vacina Sputnik V. “Foi uma pressão na própria União Química, para que ali tivesse agilidade, tanto acelerando a implantação dos equipamentos, laboratórios, como também para se ter um cronograma”, comentou.

Nessa semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido de autorização excepcional para a importação da Sputnik V.

O governador reafirmou, após uma reunião com o Ministério da Saúde da Rússia, a eficácia da vacina Sputnik V e disse esperar que o governo russo e técnicos da agência reguladora do país respondam aos questionamentos feitos pela Anvisa.

“É uma vacina eficaz que tem capacidade de imunização, já aplicada em milhões de pessoas em 62 países do mundo. Assim nós esperamos que eles possam, tecnicamente, cientificamente, responder aos pontos que foram apresentados no relatório da Anvisa que diz exatamente o contrário, e precisamos saber quem está com a verdade”, disse.

Tópicos: governador, vacina, anvisa