Turismo Social do Sesc leva excursionistas a Oeiras

14/04/2022 08h27


Fonte SESC

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarTurismo Social do Sesc leva excursionistas a Oeiras(Imagem:Divulgação)Turismo Social do Sesc leva excursionistas a Oeiras

O Turismo Social do Sesc em Teresina levou um grupo com 41 pessoas para explorar o turismo religioso em Oeiras, no Sul do Estado. Foram dias intensos na primeira capital do Piauí.

Acompanhados pelo técnico de Turismo do Sesc, Marcus Vinício Sousa, o grupo de excursionistas partiu de Teresina quinta-feira, dia 7 de abril e foi recepcionado com um almoço no Sesc Oeiras. Seguido de tarde recreativa na piscina do hotel. À noite o grupo participou de missa na Catedral Nossa Senhora de Vitória e Fugida (procissão de fuga) do Bom Jesus dos Passos para a Igreja do Rosário.

Na sexta-feira, o grupo visitou a Feira Artesanal de Oeiras pela manhã e à tarde participou da procissão do Bom Jesus dos Passos, com início na Igreja do Rosário. A procissão teve paradas em pontos estratégicos, em pequenas construções que representam as estações da Via Sacra. Nesse momento a multidão de fiéis para e ouve o canto da Maria Beú (Verônica), mulher que, segundo a bíblia, enxugou o rosto de Cristo no caminho para o Calvário.

A programação de sábado incluiu city tour com visita aos principais pontos turísticos de Oeiras, com acompanhamento de guia local, que detalhou a história sobre os locais visitados. À tarde, o grupo seguiu com city tour com visita ao Santuário de Nossa Senhora da Vitória. Por volta das 20h o grupo participou de Noite Cultural com apresentação musical no Morro da Cruz.

No domingo pela manhã o grupo participou de uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória e Procissão de Ramos. Os excursionistas retornaram a Teresina à tarde, após almoço no Sesc Oeiras.

Turismo Religioso em Oeiras

Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Piauí, onde ocorrem densas manifestações religiosas. Destacam-se as festas da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa.

As manifestações religiosas em Oeiras incluem a Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão do Domingo de Ramos, Procissão do Fogaréu (quinta-feira) e Procissão do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão). A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do país, promovendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular.

A procissão dos Passos em Oeiras é realizada desde o fim do século XVIII e representa o caminho percorrido por Jesus até sua crucificação. É realizada sexta-feira que antecede a sexta-feira da paixão e reúne milhares de fiéis que vêm pedir bênçãos e pagar promessas. A Festa de Bom Jesus dos Passos começa na quinta-feira da Fugida, com a primeira procissão da Semana Santa. É uma das mais ricas em símbolos e presença humana, e uma das maiores manifestações religiosas do Estado do Piauí e do Norte e Nordeste do Brasil.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews