Tipos de cuidados que devemos ter com crianças em viagens

17/04/2019 08h24


Fonte Gear SEO


Imagem: Gear SEOTipos de cuidados que devemos ter com crianças em viagens.(Imagem:Gear SEO)

Viajar é sempre muito divertido e requer alguns cuidados. Se o passeio for com crianças, então, a diversão e as preocupações devem são redobradas! Isso porque, os pequenos se empolgam tanto quanto os adultos com viagens, e pode ser um pouco complicado colocá-los na linha e fazer com que tudo seja perfeito.

Seja em praias no sudeste, resorts no nordeste ou hotéis no sul do país, tomar alguns cuidados podem fazer a diferença na viagem e evitar que acidentes mais sérios aconteçam. Continue a leitura e siga nossas dicas para garantir diversão para toda a família.
Principais cuidados com crianças em viagens
A escolha do destino

Essa é uma preocupação que deve existir antes mesmo de vocês viajaram. É preciso escolher locais que sejam preparados para receber crianças de todas as idades.

Antes de escolher um hotel pesquise, por exemplo, se ele conta com uma equipe de monitores para brincar e divertir as crianças. Ou, se forem crianças menores que precisam de cuidados diretos dos pais, veja se há trocadores e cozinhas disponíveis para preparar mamadeira ou a papinha.

Lista para não esquecer o essencial

Lembre-se que você será o responsável pela sua mala e pela mala dos pequenos! Eles podem - e devem! - ajudar a arrumar seus itens, mas, no fim, a responsabilidade continua sendo sua.

Dias antes da viagem, comece a fazer uma lista de coisas essenciais: roupas de frio e calor, cobertores, toalhas, shampoos e sabonetes, entre outros itens necessários. Mas, atenção para não exagerar! Se apegue ao conceito de essencial e não leve muitos itens extras e desnecessários.

Considere colocar uma pulseira com nome e contato

Locais muito movimento, como as praias em alta temporada, são destinos em que muitas crianças acabam se perdendo dos pais. E, mesmo com todo cuidado, algumas crianças podem sair correndo e acabar se perdendo na multidão.

Se ela estiver usando uma pulseira, como nome e telefone de contato dos responsáveis, pode ser menos desesperador e demorado para encontrá-la.

Antes de viajar, explique para a criança como será a viagem

Para o pequeno conseguir compreender melhor como será essa aventura, vale ter uma conversa franca. Explique para onde vão, quanto tempo vai demorar a viagem - especialmente se for de carro -, como estará o tempo e o que vocês planejam fazer no destino.

Esteja preparado para improvisar

Durante a viagem algumas coisas podem não sair como o esperado. Pode estar chovendo na praia, por exemplo. Para driblar esses momentos, tenha estratégias para manter as crianças entretidas. Muitas vezes assistir a um filme ou jogar um jogo é o bastante para tirar o melhor proveito da viagem mesmo com os contratempos.

Seja precavido com a saúde

Você deve estar pronto para prevenir e remediar. Leve um kit de primeiros socorros, remédios para dor de garganta, dor de cabeça e enjoos. E, além disso, tenha em mãos o endereço e telefone de hospitais e centros de saúde próximos a onde vocês vão estar. Se a viagem for para o exterior, tenha sempre com você o telefone do seguro de viagem.

Cuidado com a alimentação

As crianças podem se empolgar com a culinária diferente de alguns lugares e irão querer experimentar muito de tudo. Cabe aos responsáveis orientá-los do que e quando comer.

Outra ideia é sempre ter os momentos de alimentação em família, com todos reunidos. A memória afetiva que se tem de momentos assim é muito importante para as crianças.

Proteção e higiene

Tenha sempre um álcool em gel por perto e higienize as mãos das crianças antes de comer. Isso pode evitar infecções alimentares, por exemplo. Além disso, lembre-se do protetor solar e protetor contra mosquitos.

Como lidar com as compras

Para evitar os gastos excessivos, com o famoso “Mãe, compra?”, é preciso estabelecer um limite. Estipule um saldo que cada criança terá direito a gastar e explique que ele terá que priorizar o que mais interessa. É uma boa oportunidade para ensinar aos filhos sobre organização financeira.

Como lidar com a volta?

Voltar à rotina após uma viagem em família nunca é fácil, nem para os pais nem para as crianças. Uma boa forma de reviverem esses momentos juntos é fazer um álbum da viagem em que todos participam da sua montagem.

Com essas dicas, será muito mais fácil e seguro aproveitar esse momento tão especial e esperado por todos.