Solto em 2019, borracheiro que ficou cinco anos preso injustamente no Ceará sofre para se readaptar

29/12/2019 08h07


Fonte G1

Imagem: Natinho Rodrigues/SVMAntônio Cláudio Barbosa de Castro deixou presídio após cinco anos de prisão injusta(Imagem:Natinho Rodrigues/SVM)

Quase cinco meses depois de deixar o presídio, o borracheiro Antônio Cláudio Barbosa de Castro, de 35 anos, ainda não se sente livre. Condenado por estupro e mantido preso por 5 anos no Ceará, até ser inocentado pelo crime em novo julgamento no mês de julho, ele sofre para se readaptar à vida fora da prisão e revive o medo de ser encarcerado a cada abordagem da polícia.

O borracheiro foi detido em agosto de 2014 por suspeita de abusar sexualmente de oito mulheres, de idades entre 11 e 24 anos, em Fortaleza. Neste ano, o caso foi analisado pela organização não-governamental Innocence Project (IP) Brasil, que, em parceria com a Defensoria Pública do Ceará, conseguiu provar à Justiça que Cláudio não era o responsável pelos estupros.

Apesar de ter sido libertado no dia 30 de julho, Antônio Cláudio conta que já foi abordado duas vezes pela Polícia Militar, em Fortaleza, e quase foi levado a uma delegacia da Polícia Civil. Os policiais identificaram cadastro com o nome do borracheiro no sistema da Justiça e ele precisou provar que foi inocentado pelas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), mostrando, inclusive, o alvará de soltura aos agentes de segurança.

Questionado sobre a confusão, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou que, de acordo com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), o processo que tramitou na 12ª Vara Criminal de Fortaleza, na qual Antônio Cláudio era réu, "encontra-se arquivado definitivamente".

Imagem: Isanelle Nascimento/SVMCinco meses após soltura, borracheiro diz que ainda não se sente livre(Imagem:Isanelle Nascimento/SVM)

Já a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "a Polícia Militar do Ceará (PMCE) cumpre uma série de procedimentos de abordagem que respeitam as leis vigentes no ordenamento jurídico brasileiro".

"O trabalho de identificação de uma pessoa na rua é feito por meio de ferramentas que auxiliam o policial a garantir a própria segurança e a de terceiros. Em todas as abordagens policiais, os dados civil e criminal da pessoa abordada são checados. No Sistema de Informações Policiais (SIP), consta uma passagem por estupro no nome de Antônio Cláudio Barbosa de Castro, no ano de 2014, uma vez que o processo em desfavor do mesmo ainda corre na Justiça", completou a Secretaria.

"Grande sofrimento"

Cláudio pondera que "a vida, por um lado, está ótima, porque eu estou ao lado da minha família, que era meu maior sonho". "Mas por outro lado, ainda é uma grande luta, um grande sofrimento, porque era para eu estar livre, mas eu não me sinto livre. Meu nome ainda consta no sistema. Quando eu saio, tenho receio. Já sofri dois constrangimentos por causa do meu nome no Sistema. Para mim, é muito difícil", revela.

Imagem: Natinho Rodrigues/G1Família de Antônio Cláudio o aguardou na porta de presídio na Grande Fortaleza (Imagem:Natinho Rodrigues/G1)

O caso que envolveu o borracheiro ficou conhecido como do "Maníaco da Moto". O criminoso utilizava uma motocicleta vermelha para abordar as vítimas e uma faca para ameaçá-las. As ocorrências foram registradas nos bairros Maraponga, Parangaba, Vila Peri e arredores, em Fortaleza. Quatro vítimas reconheceram Cláudio como o agressor.

Ao longo do processo, entretanto, apenas uma vítima, que tinha 11 anos na época do crime, continuou a acusar Antônio Cláudio, o que resultou na condenação a 9 anos de prisão, em 2018. O destino do borracheiro mudou depois que a ONG Innocence Project (IP) Brasil foi procurada por uma ex-namorada.

O homem inocentado também revela que, até o momento, não recebeu nenhum apoio do Estado e ingressou com uma ação de pedido de indenização. "Eu já entrei com um processo para resolver isso, mas ainda está caminhando. É uma luta, até o Estado reconhecer o erro cometido, porque eu não estou recebendo nada do Governo. Eu estou na minha luta diária para me encaixar nesse mundo de novo. Minha mente ainda está uma bagunça."

Ano-novo

O borracheiro conta que sente dificuldade em trabalhar, mas tenta criar força para recuperar o tempo perdido no presídio. "Eu nem sei te dizer por onde começar. Nos meus sonhos, é difícil chegar até lá. Para que eu me sinta bem, eu preciso trabalhar, conquistar meu espaço, o que eu perdi, para ter minha vida de volta. A minha família tenta me ajudar de toda forma, para que pelo menos amenize minha dor."

O novo ano que se aproxima, 2020, é visto por Antônio Cláudio como uma oportunidade de superação. "Eu espero que essa dor que tem aqui dentro vá embora e que eu possa ter uma vida normal. Uma vida familiar, a vida sentimental, tudo isso é um grande sofrimento para mim. Que a minha saúde possa melhorar. A saúde do meu pai. Porque, querendo ou não, (minha prisão) causou um impacto para todo mundo. Para meus amigos, para minha família, para minha namorada. Espero que seja um ano só de vitórias, ao invés de derrotas", projeta.

Imagem: ReproduçãoHomem rendia mulheres com faca e abusava delas em ruas com pouca movimentação de Fortaleza (Imagem:Reprodução)Homem rendia mulheres com faca e abusava delas em ruas com pouca movimentação de Fortaleza 

O maior sonho dele é "viajar para São Paulo, para dar um abraço nos meus amigos". "Antes de tudo acontecer, eu era campeão cearense de GTA Online (jogo de videogame Grand Theft Auto). Meus amigos de São Paulo, todos que lutaram por mim, cada um me ajudando, mandando cartas, eu ainda não tive a oportunidade de abraçá-los e conhecê-los", explica.

Antônio Cláudio tem outro desejo para 2020: "Eu quero que as pessoas tenham mais amor pelo próximo. Que as pessoas parem de procurar supostos culpados. Que as pessoas parem de criticar e comecem a aceitá-las e pratiquem o amor com o próximo. E que as autoridades tenham mais cuidado, ao abordar a gente. Porque isso pode causar alguma sequela para as pessoas. Eu só desejo o melhor."
 

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral