Sesapi afirma que piauiense com variante Delta do coronavírus vive no Rio de Janeiro

14/09/2021 14h19


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoProfissional de saúde com material para teste de Covid-19(Imagem:Divulgação)Profissional de saúde com material para teste de Covid-19

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), um paciente piauiense que mora no Rio de Janeiro foi infectado com a variante Delta do coronavírus. O caso foi considerado suspeito no Piauí, mas com a confirmação de que o paciente vive no outro estado, o caso foi computado como infecção no Rio de Janeiro.

“Ele não esteve no Piauí e não houve nenhuma amostra desse paciente enviada pelo Lacen-PI. Com isso, até o momento não há confirmação da variante Delta no estado do Piauí por meio de exame laboratorial”, explicou Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi.

A amostra do paciente foi coletada no Rio de Janeiro, e analisada em laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Sesapi aguarda ainda resultados de análises em cem amostras suspeitas da variante Delta enviadas há cerca de 1 mês para a Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, onde será feito sequenciamento genético das amostras.

Alta de casos no Vale do Rio Guaribas

Segundo a Fundação Osvaldo Cruz, 10 das 13 cidades com maior incidência de novos casos de Covid-19 nos últimos 15 dias (31 de agosto a 14 de setembro) aconteceram na região do Vale do Rio Guaribas/ Chapada do Vale do Rio Itaim, onde fica a cidade de Picos.

Segundo o professor Emídio Matos, a alta de casos pode estar associada ao caso de um idoso que pode ter sido infectado com a variante Delta. O caso ainda está sendo investigado, para confirmar se ele realmente foi infectado com a variante. O idoso que esteve em Picos a partir de 24 de agosto, e faleceu no dia 11 de setembro, no Hospital Regional Tibério Nunes.

Idoso faleceu com suspeita de variante Delta

Um caso de um paciente que faleceu com suspeita de infecção pela variante Delta no Piauí segue sendo investigado por um laboratório em Recife, no Pernambuco. O paciente era um idoso de 72 anos que morreu na segunda-feira (11), no Hospital Regional de Picos. Segundo a Sesapi, resultado da análise deve ficar pronto no próximo mês.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o idoso fez uma viagem para São Paulo, cidade em que há confirmação de alta circulação da variante Delta, entre os dias 12 e 24 de agosto. A partir de 24 de agosto ele esteve na região Picos.

O homem estava internado desde o dia 4 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, no Sul do Piauí.

A Sesapi busca, então, por pessoas que tiveram contato com o homem para monitorar novos possíveis casos. E pedem que elas entrem em contato com as secretarias de saúde dos seus municípios para serem monitoradas. O ônibus de viagem, que era clandestino, foi identificado.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews