Responsáveis por ataques criminosos no Ceará são alvos de mandados em operação da PF

18/12/2019 08h01


Fonte G1

Imagem: TV Verdes Mares/ReproduçãoCriminosos incendiaram ônibus e atacaram prédios públicos durante onda de violência no Ceará, em setembro deste ano.(Imagem:TV Verdes Mares/Reprodução)Criminosos incendiaram ônibus e atacaram prédios públicos durante onda de violência no Ceará, em setembro deste ano.

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (18), 31 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão contra uma organização criminosa responsável pela ordem e execução dos ataques ocorridos no mês de setembro deste ano, na Região Metropolitana de Fortaleza. A ação acontece no Ceará e nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Paraná. O número de presos ainda não foi divulgado pelo órgão.

Segundo a PF, a operação "Reino de Aragão" tem o objetivo de desarticular lideranças da organização criminosa. Os mandados de prisão foram expedidos contra pessoas envolvidas diretamente nas atividades da organização, inclusive algumas que se encontram atualmente presas nas penitenciárias federais de Mossoró/RN e Catanduvas/PR e em presídios estaduais do Ceará e da Paraíba.

Entre os presos, há integrantes e um dos fundadores de uma facção criminosa responsável pelos ataques no Ceará, além de uma advogada que está detida no presídio de Itaitinga, na Grande Fortaleza.

Segundo as investigações, as ações do grupo criminoso foram praticadas sob determinações de lideranças presas. As ordens eram planejadas por essas lideranças e executadas por outros integrantes da mesma organização criminosa que se encontravam em liberdade.
Ação conjunta
A ação acontece em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, através da Polícia Militar e Polícia Civil.

As medidas judiciais foram representadas pela autoridade policial e deferidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Justiça do Estado do Ceará.

Os investigados responderão, conforme suas condutas, pelos crimes de dano, incêndio, participação em organização criminosa e outros que forem verificados nas investigações. Os detalhes sobre a operação serão repassados em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira.