Representando a culinária piauiense, chef ganha o Oscar da Gastronomia Nacional

22/08/2022 08h23


Fonte Portal ClubeNews

Imagem: Arquivo pessoalA chef Eliz Martiz no momento em que foi reconhecida pelo Prêmio Dolmã 2022, considerado o A chef Eliz Martiz no momento em que foi reconhecida pelo Prêmio Dolmã 2022, considerado o "Oscar da Gastronomia Nacional"

Foi observando a avó cozinhando para a família, aos finais de semana, que a piauiense Elizângela Martins se encantou pela gastronomia. Hoje, aos 48 anos, Eliz, como é mais conhecida, transformou essa paixão em profissão, tornando-se uma especialista reconhecida na área ao ganhar o Prêmio Dólmã 2022, considerado o “Oscar da Gastronomia Nacional”.

O sonho de cursar uma faculdade de gastronomia era algo que Eliz cultivava em si. No entanto, devido a várias questões pessoais, teve que seguir por outros caminhos. “Passei 20 anos sem estudar e fui somente trabalhar para cuidar dos meus filhos; formei a mais velha e estou formando o mais novo”, disse a chef ao Portal ClubeNews.

Foram os filhos quem a escreveram no Instituto Federal do Piauí (IFPI) para concorrer a uma vaga no curso técnico de cozinho, no qual ela foi aprovada. Tempo depois, Eliz fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e com a nota obtida conseguiu ingressar na graduação em Gastronomia, obtendo o diploma em 2021.

De lá para cá, a piauiense começou a se aventurar nas várias possibilidades que a gastronomia possibilita. Foi em meio a essas experiências gastronômicas que ela desenvolveu uma marca de geleias artesanais (@elizgeleias) com sabores como bacuri, cupuaçu e cachaça.

Prêmio Nacional Dólmã
Imagem: Arquivo pessoalEliz é Embaixadora da Gastronomia piauiense.(Imagem:Arquivo pessoal)Eliz é Embaixadora da Gastronomia piauiense.

Sobre o Prêmio Nacional Dólmã, que reconhece e valoriza o trabalho de profissionais da área no Brasil, a chef conta que já havia participado antes auxiliando outro gastrônomo. Com a vivência, ela viu a oportunidade de também concorrer.

“Me inscrevi no último dia, pois meus filhos, família e amigos me incentivaram. Em três dias, criei um prato com produtos bem regionais do nosso estado”,
relembrou Eliz, que recebeu a honra em Macapá, capital do Amapá.

Chamado “Nordestinado”, o prato que garantiu a vitória da piauiense é feito com maxixe e picles dele, geleia de caju, banana da terra, chip de banana, carne de sol de Campo Maior e flor comestível.

“Ao vencer, só senti gratidão e fiquei muito feliz pelo reconhecimento, pois foi muita amor envolvido. Essa foi a primeira vez que fiz e ganhei”
, expressou Eliz, que continua: “para mim é uma honra receber esse título e poder divulgar a Gastronomia Piauiense que é muito rica”.

Enaltecer a gastronomia do Piauí

Eliz Martins, agora embaixadora da Gastronomia piauiense, também comenta que os próximos passos é enaltecer a culinária do estado e que pretende se especializar, cada vez mais, na área. “Quero divulgar nossas riquezas através da nossa culinária raiz”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: piauiense, gastronomia, eliz