Profissionais de saúde denunciam uso coletivo de avental em atendimentos no HUT

14/04/2020 09h58


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoUso coletivo de avental(Imagem:Reprodução)Uso coletivo de avental
 Profissionais de saúde denunciaram, nesta segunda-feira (13), a utilização coletiva de avental no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) , um único Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi compartilhado por uma equipe de atendimento a pacientes composta por médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta.

“Nunca tinha visto isso na minha vida. De domingo para segunda, colocaram os aventais pendurados e falaram que todos vão ter que compartilhar o mesmo EPI, como mostra no vídeo. Por exemplo, o fisioterapeuta veste o avental, aspirar um ou mais sete pacientes usando a mesma roupa, depois o médico pega o mesmo equipamento, o que pode resultar em uma contaminação cruzada”, declarou o presidente do Senatepi, Erick Ricelly.

Procurado pelo G1, o HUT esclareceu em nota que o caso realmente aconteceu, mas que seria regularizado ainda nesta segunda-feira (13). O hospital afirmou que a lentidão do fornecimento devido a demanda por itens hospitalares no mercado foi o que causou a situação.

Na denúncia, o sindicato ressaltou que durante um atendimento é necessária a presença de três a quatro profissionais, sendo o avental utilizado apenas por um deles, os demais ficam expostos, com risco de contaminação.

O presidente do Senatepi, Erick Ricelly, afirmou que a situação submete as equipes a uma possível contaminação coletiva.

“Enquanto os hospitais deveriam se preocupar em não contaminar seu time, parece que o HUT força o profissional a se contaminar. Tem EPI na farmácia, só que eles estão fazendo uma economia gerando um risco imenso para todos os profissionais”, disse o presidente do sindicato.

Leia a nota do HUT na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) afirma que a situação ocorreu momentaneamente e que será normalizada ainda nesta segunda-feira (13). O HUT ressalta que, constantemente, está em processo de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas que o fornecimento encontra-se mais lento devido à grande demanda de todo o mercado por estes itens.

Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: senatepi, decretos, avental