Presidente do IBGE diz que vai rever litígio envolvendo habitantes do Piauí

13/04/2011 08h59


Fonte GP1

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, disse que vai rever o caso das 250 famílias que nasceram no Piauí, vivem no município de Cocal, mas aparecem no Censo Demográfico de 2010 como habitantes do Ceará.

“Eu vou analisar a demanda trazida a mim pelo deputado Júlio César (DEM), fruto de matéria na impresa do Estado, vou enviar ao setor jurídico do IBGE para a análise, mas já adianto que tenho todo interesse em resolver esse impasse, uma vez que já houve casos semelhantes no Brasil”, garantiu o presidente do IBGE.
Imagem: GP1Presidente do IBGE vai analisar o caso(Imagem:GP1)Presidente do IBGE vai analisar o caso

O assunto foi abordado durante almoço entre o deputado federal Júlio César (DEM) e o presidente do IBGE, ocorrido no restaurante do Anexo IV da Câmara Federal, que teve como pauta principal esse conflito.

Eu estou recebendo as atas das comissões censitárias do IBGE à época da contagem da população do Censo, informando que o Instituto comunicou à prefeitura de Cocal sobre esse litígio, mas infelizmente ela não fez nada”, lamentou Júlio César.

Júlio César tem como base a ata da 5ª reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística que atuou na região. O quesito “Questionamentos sobre eventuais divergências quanto aos limites praticados pelo IBGE para o Censo 2010 – Houve contestação e/ou discordância quanto ao limite praticado”, tem como resposta: “Informal, sem fundamentação ou entrega de documento”, revelando a omissão da prefeitura de Cocal.

“De qualquer foram eu fiz um apelo veemente no sentido de que o presidente do IBGE resolva esse impasse. Por que essas mil pessoas não querem ser cearenses, mas segundo o Censo, não são piauienses”, pontou o parlamentar.

As 250 famílias, pertencentes às localidades de Campestre, Sumaré, Tucuns, Jaboti e Palmeira do Ricardo e Tudurum - localidades de Cocal - passaram a ser habitantes do município de Granja, no Ceará.