Postagem do Detran para homenagear a mulher revolta a internet

07/03/2020 16h33


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarcampanha do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran)(Imagem:Divulgação)campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran)
 "Mulher, você poder se o que quiser! Inclusive, uma boa motorista. Acredite na sua força!" A mensagem fazia parte de uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8). As innformações são do G1.

O post foi publicado na quarta-feira (4) e apagado nesta sexta (6) depois de gerar revolta. Alguns comentários citaram que os textos eram pejorativos, preconceituosos e machistas. A postagem foi feita em uma rede social do órgão, e incomodou mulheres e homens.

Em nota, assinada pela assessoria de comunicação do Detran-AC, depois da repercussão negativa, o órgão justificou que a campanha tinha a ideia de homenagear todas as motoristas, inclusive, as mulheres que têm medo de dirigir. "Publicamos em nossos stories de Facebook e Instagram alguns cards ilustrativos com temáticas relacionadas a mulheres ao volante", disse.

O Detran-AC iniciou a campanha durante a semana com mensagens de apoio e relatos de mulheres ao volante. A ideia, da postagem em específico, segundo o órgão, era apoiar as mulheres que têm medo de dirigir.

Objetivo de homenagear; veja a nota

A Assessoria de Comunicação do Detran Acre iniciou uma campanha em alusão à semana da mulher, nesta campanha tínhamos o objetivo de representar todas as mulheres no trânsito, inclusive as muitas mulheres que têm medo de dirigir.

Na campanha, publicamos em nossos stories de Facebook e Instagram alguns cards ilustrativos com temáticas relacionadas a mulheres ao volante.

Na mesma semana produzimos um material sobre uma mulher que obteve a ajuda do Detran-AC para passar em sua prova teórica de direção e ainda não conseguiu passar na prova prática. Baseada nessa história e em outros relatos, decidimos produzir mensagens de incentivo e apoio a estas mulheres.

Entretanto, algumas mulheres se sentiram ofendidas com o teor da publicação e decidimos retirar do ar, porém, nossa intenção foi fazer com que esse nicho de mulheres que têm medo de dirigir se sintam também representadas e apoiadas.

Tópicos: mulheres, campanha, volante