Piauienses foram os que mais viajaram no país em 2021; principal destino é a praia, informa IBGE

06/07/2022 15h22


Fonte G1 PI

Imagem: Gledisson AlbanoClique para ampliarPiauienses foram os que mais viajaram no país em 2021; principal destino é a praia, informa IBGE(Imagem:Gledisson Albano)Piauienses foram os que mais viajaram no país em 2021; principal destino é a praia, informa IBGE

O Piauí foi o estado onde as pessoas mais viajaram em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Divulgados nesta quarta-feira (6), os dados revelaram ainda que o destino mais procurado pelos turistas piauienses foi a praia (dentro e fora do estado, mas apenas destinos nacionais).

A pesquisa, segundo o IBGE, acontece desde 2019 e tem como objetivo obter informações sobre o turismo doméstico brasileiro, para garantir subsídios na geração de políticas de incentivo ao turismo.

Conforme a pesquisa, moradores de mais de 18% dos lares piauienses fizeram alguma viagem em 2021, somando 293 mil viagens no total. A média brasileira foi de 12%. Com viagens registradas em menos de 4% dos domicílios, o Amapá teve o menor índice do país em 2021.

Destas viagens, entre aquelas com objetivo de lazer, o principal destino dos piauienses foi a praia, preferido por quase 60% dos viajantes. A pesquisa informou ainda que, do total de viagens feitas pelos piauienses, 1/4 tinha como objetivo tratamentos de saúde.

Mudanças na pandemia

O Piauí manteve a liderança do ranking, iniciado em 2019 pelo IBGE. Contudo, houve uma queda geral nas viagens devido à pandemia, inclusive no estado. Em 2019, o percentual do estado era de 34%. Em 2020, primeiro ano da pandemia, uma queda já tinha sido registrada: moradores de apenas 21% dos lares fizeram alguma viagem.

Os motivos para os piauienses terem deixado de viajar foram diversos: falta de necessidade foi o principal motivo, para mais de 35% das pessoas. A falta de dinheiro, a segunda causa mais apontada, sendo a principal para 24% das pessoas. Antes da pandemia, a falta de dinheiro era o principal motivo para quase 50% das pessoas.

Outra mudança observada pela pesquisa foi que o percentual de viagens de cunho profissional aumentou bastante: de 11% para 17%. Assim, as viagens com motivação pessoal/de lazer reduziram de 88% para 83%.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook