Número de infectados no Brasil sobe para 529, em 20 estados e no DF

19/03/2020 09h55


Fonte g1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCoronavírus(Imagem:Divulgação)
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h20 desta quarta-feira (18), 529 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 4ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. As informações são do G1.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados.

Nesta quarta, a secretaria de Saúde de Goiás confirmou 12 casos do coronavírus, e a da Bahia anunciou o 18° infectado. O governo de Tocantins confirmou o primeiro caso no estado e o Rio de Janeiro confirmou em coletiva que são 49 casos até o momento. O Pará registrou o primeiro caso de infecção por coronavírus. O Amazonas registrou o segundo caso. Já no Distrito Federal, a secretaria de saúde confirmou 34 casos. Em Minas Gerais, o número chega a 19 infectados em todo o estado, 10 estão na capital. Sergipe confirmou o sexto caso do coronavírus.

Além dos casos confirmados, o Ministério da Saúde contabilizava na terça-feira:

8.819 casos suspeitos

1.890 casos descartados

18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)

Brasil contraria OMS e só faz testes nos casos graves

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que não mudará agora o critério adotado na fase de mitigação, e só as pessoas com casos graves serão testadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, na última sexta-feira (13), que os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para "achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19.

O governo federal, que disse ter comprado kits da Fiocruz para 30 mil testes nos laboratórios públicos, disse que o objetivo da medida é economizar testes para as pessoas com complicações.

Situação no mundo

Os números de casos e de mortes por Covid-19 fora do território chinês já ultrapassaram os registrados na própria China, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira (16).

Segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foram registradas, em todo o mundo, 7.955 mortes pela doença. Dessas, mais de 3.200 ocorreram na China.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook